• Carregando...
pedra grande atibaia
Pedra Grande, símbolo natural de Atibaia (SP).| Foto: Divulgação.

Mera coincidência ou script bem pensado do roteirista que está escrevendo a história política do país, o futuro de Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro parece passar por Atibaia, pacata cidade de 142 mil habitantes no interior de São Paulo.

A prisão de Fabrício Queiroz, investigado por corrupção e lavagem de dinheiro e encontrado no sito do advogado da família Bolsonaro, Frederick Wassef, recolocou no mapa político o município. Até poucos anos atrás, era famoso apenas pelas estâncias climáticas, a produção de flores e morango, e as belezas naturais, como a Pedra Grande – pico de 1,4 mil metros de altitude que é o símbolo da cidade.

É grande a controvérsia dos estudiosos da língua tupi sobre o significado da palavra que dá o nome à cidade, mas todas as definições giram em volta das águas que banham a região. As versões vão desde “água saudável” e “sítio saudável” ao seu exato oposto “água trançada, revolta ou confusa”. A julgar pelos acontecimentos judiciários, este último parece ser o mais apropriado.

Atibaia no mapa político

Localizada a 60 quilômetros ao norte de São Paulo, Atibaia, que completa 355 anos no próximo dia 24 de junho, ganhou notoriedade quando a Lava Jato apontou o ex-presidente Lula, e não o empresário Fernando Bittar, como “proprietário de fato” do sítio Santa Bárbara, localizado num bairro afastado do centro da cidade.

Objetos pessoais encontrados no sítio ligariam o ex-presidente ao local, entre eles o famoso pedalinho com os nomes de Lula e da ex-primeira-dama Marisa e um brasão com as iniciais do casal e o ano do casamento, 1974.

O petista é acusado de ter recebido propina de construtoras por meio da reforma e decoração do local no valor de R$ 1 milhão. Lula foi condenado em segunda instância a mais de 17 anos de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro.

De lá para cá, a localidade andou meio esquecida, mas voltou aos holofotes nesta quinta-feira (18). Segundo o relato feito pelo caseiro aos policiais federais que realizaram a operação Anjo, Queiroz morava há um ano na chácara Sonho Meu, que fica a cerca de 25 quilômetros do sítio Santa Bárbara, num bairro mais central de Atibaia.

Nas imagens que registraram o momento da prisão de Queiroz chamaram atenção um cartaz com a escrita AI-5, o ato institucional mais duro da ditadura, usado como “enfeite” ao lado de um bonequinho de Tony Montana, o narcotraficante protagonista do filme Scarface interpretado por Al Pacino.

Clima agradável

Em 2009, Atibaia foi eleita pela Unesco a cidade com o segundo melhor clima do mundo. A agradável temperatura média de 19° C e a umidade do ar de 80% a tornam um destino para quem busca qualidade de vida e tranquilidade.

A segurança também é um ponto forte da região. Em 2018, o município foi apontado pelo Atlas da Violência como a segunda cidade mais pacífica do Brasil com mais de 100 mil habitantes.

Por causa de seus ilustres visitantes, contudo, as batidas policiais não têm sido raras nos últimos anos, o que talvez torne mais apropriada a definição de Atibaia como cidade das águas agitadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]