i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Auxílio-moradia
15 Minutos

Auxílio-mudança dos deputados: como funciona essa mordomia que sai do seu bolso

  • PorGazeta do Povo
  • 14/11/2019 14:59

#99 - A farra dos deputados com o auxílio-mudança; quem não é bem-vindo no partido de Bolsonaro

***1) O registro dos pagamentos de auxílio-mudança a suplentes que assumiram o mandato de deputado nos últimos 20 anos mostra que uma semana - ou até mesmo um dia - de trabalho garantiram o auxilio, proporcional aos dias trabalhados. A ajuda de custo foi criada há 70 anos supostamente para compensar as despesas de transporte no início e no final do ano. Em 2009, a Câmara passou a exigir o mínimo de 30 dias de mandato para pagar a “ajuda” integral. Em 2014, a ajuda virou oficialmente “auxílio-mudança”, paga no início e no final da legislatura, de quatro anos. O blogueiro da Gazeta do Povo, Lúcio Vaz, fez o levantamento de quantos são os parlamentares que recebem o auxílio e vai explicar como ele funciona.

***2) Alguns deputados e senadores do PSL não foram convidados para a reunião de terça-feira (12) em que o presidente Jair Bolsonaro anunciou a saída do partido. Entre os "barrados" estão o presidente do partido, Luciano Bivar; a ex-líder do Congresso Joice Hasselmann; e o ex-líder da bancada do PSL na Câmara, Delegado Waldir. A repórter de República, Camila Abrão, relata como foi essa reunião e as consequências dessa atitude para a relação do PSL com o governo.

***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, e forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia a dia, um resumo de temas relevantes. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado às 17h30 no streaming do Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.

***
Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Jenifer Ribeiro, Laura Mingoti, Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.