• Carregando...
Número de mortos pelas fortes chuvas na Bahia sobe para 21; quase 500 mil foram afetados
Em Itamaraju, no extremo sul do estado, volume de chuva ultrapassou em cinco vezes o normal previsto para o mês de dezembro| Foto: Manu Dias/GOVBA

A Defesa Civil do governo da Bahia contabilizou, nesta terça-feira (28), mais uma morte como consequência das mais fortes chuvas para o mês de dezembro nos últimos 32 anos no estado. Um rapaz de 19 anos que tentava atravessar uma enxurrada em Ilhéus, na noite de segunda-feira (27), é a 21ª vítima fatal. Os municípios com vítimas fatais são: Amargosa (2), Itaberaba (2), Itamaraju (4), Jucuruçu (3), Macarani (1), Prado (2), Ruy Barbosa (1), Itapetinga (1), Ilhéus (2), Aurelino Leal (1) e Itabuna (2).

De acordo com a última atualização dos dados, 471,7 mil pessoas foram afetadas diretamente pelas chuvas. O número de cidades que decretaram situação de emergência passou a 136 – no levantamento de segunda-feira, eram 100 municípios nessa situação. O total de desabrigados e desalojados soma 77,1 mil. O número de feridos não foi alterado desde a última atualização e segue em 358 pessoas.

Nesta terça-feira, o governo federal anunciou uma série de medidas para socorrer o estado. Em entrevista coletiva após sobrevoarem parte dos locais atingidos pelas chuvas, os ministros João Roma, da Cidadania, Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), Marcelo Queiroga (Saúde) e Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) anunciaram ações para auxiliar a população desabrigada e prometeram também recursos para a reconstrução da infraestrutura e de moradias nessas regiões. O governo também publicou uma medida provisória destinando R$ 200 milhões para reconstrução de estradas danificadas pelos temporais em diferentes estados, dos quais R$ 80 milhões serão destinados à Bahia.

Em Brasília, deputados federais baianos se reuniram com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para debater possíveis medidas para auxiliar o estado. Após o encontro, Lira defendeu a criação de um fundo emergencial para fornecer recursos para estados e municípios reconstruírem estruturas danificadas em desastres naturais, como as chuvas que atingem as regiões Nordeste, Norte e Sudeste do país.

Também nesta terça, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou que o estado atravessa “o maior desastre natural da história” e pediu ao governo federal mais recursos para recuperar as estradas danificadas pelas chuvas. O governo baiano tem disponibilizado uma conta bancária para recebimento de doações em dinheiro para ajudar as vítimas das enchentes na Bahia. Os recursos serão utilizados para a compra de itens como geladeiras e fogões para famílias das regiões impactadas pelas chuvas.

Nesta terça, o governo baiano entregou 120 geladeiras a moradores do município de Itamaraju, que responde por quase 25% da demanda de geladeiras e outros eletrodomésticos, de acordo com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). Localizado no sul da Bahia, Itamaraju é o município que sofreu com o maior volume de chuva, com 769,8mm, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). O volume representa mais que o quíntuplo do normal previsto para dezembro no município, que é de 148 mm.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]