i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Relaçõs internacionais

Quais são os efeitos da eleição de Biden para o governo Bolsonaro

  • Brasília
  • 06/11/2020 12:25
  • Atualizado em 07/11/2020 às 14:31
Como fica a relação do Brasil de Bolsonaro com os EUA com a vitória de Biden
Bolsonaro desembarca nos EUA em 2019: com Biden na Casa Branca, parceria estratégica pode ser revista e novos desafios devem se impor.| Foto: Alan Santos/PR

A eleição do democrata Joe Biden para a presidência dos Estados Unidos impõe ao governo do presidente Jair Bolsonaro novos desafios tanto em sua política externa como na interna.

A partir de agora, Bolsonaro fica sem seu mais importante aliado internacional, Donald Trump. E corre o risco de se ver isolado na agenda ambiental, no discurso anti-China e no enfrentamento do globalismo e de governos de esquerda na América Latina.

Além disso, sem Trump e sem a aliança estratégica com os Estados Unidos, Bolsonaro perde um importante elemento do discurso para sua base eleitoral mais fiel.

Como ficam as alianças antiesquerda, antiaborto e pró-Cristã

Embora Biden não seja um socialista, seu perfil não é o mesmo de Trump. E a tendência é de que não haja, da parte da nova administração dos Estados Unidos, um enfrentamento dos governos de esquerda latino-americanos da mesma forma incisiva que havia com o republicano na Casa Branca.

Isso pode deixar o Brasil isolado na América Latina. À exceção do Uruguai, que recentemente elegeu Luis Lacalle Pou, de centro-direita, Argentina e Bolívia elegeram presidentes de esquerda. No Chile, o presidente Sebastián Piñera também é de centro-direita, mas está enfraquecido por protestos que levaram o país a aprovar em plebiscito a convocação de uma assembleia para redigir uma nova Constituição para o país.

Dentro do governo Bolsonaro, espera-se que os Estados Unidos de Biden mantenham, por exemplo, o discurso contrário ao ditador venezuelano Nicolás Maduro e ao avanço da China na América Latina. Mas sem o perfil mais duro de Trump, de falar alto e de "guerrear" por meio de palavras na imprensa. Assim, Bolsonaro perde um importante apoio nessa agenda e no seu discurso.

Outro ponto em que o Brasil tende a ficar isolado é no enfrentamento do que a direita conservadora mundial chama de "globalismo". Os governos de Bolsonaro e Trump, juntamente com países como Polônia e Hungria, firmaram alianças para combater nos foros internacionais o avanço da agenda pró-aborto e anticristã. Diante da agenda do Partido Democrata nos Estados Unidos, é improvável que os Estados Unidos continuem dando a mesma importância que hoje dão a esse grupo – o que o enfraqueceria substancialmente. Isso se os americanos não se retirarem dessas alianças.

Uma eventual desarticulação dessa parceria no cenário internacional também teria impactos internos no Brasil. A agenda antiglobalista é cara ao bolsonarismo. E sem uma atuação mais destacada nesses pontos nos organismos multilaterais, o governo Bolsonaro corre o risco de perder um elemento que anima seu eleitorado.

Como o governo Biden vai influenciar a relação do Brasil com a China

Já a influência dos Estados Unidos de Joe Biden sobre a relação do Brasil com a China é motivo de incertezas. Alguns analistas e interlocutores do governo não acreditam que os Estados Unidos manterão sua política inalterada, pois os chineses são adversários estratégicos dos americanos.

Outros, contudo, acreditam que possa haver alguma mudança, como no caso da disputa pelo 5G. Alguns apostam que Biden vai diminuir a pressão atualmente exercida por Trump contra a a adoção da tecnologia chinesa pelo Brasil.

É quase certo, porém, que o governo americano passará a ter um discurso mais moderado em relação à China. Trump costumava se pronunciar de modo forte e incisivo contra a “China comunista”. Nesse sentido, declarações de Bolsonaro contra os chineses passam a não mais contar com o "respaldo" do presidente americano. Isso pode levar o brasileiro a moderar o discurso antichina para evitar maiores retaliações – o que pode impactar seu eleitorado mais fiel.

Amazônia passa a ser a maior preocupação de Bolsonaro

A pauta ambiental é a que possivelmente vai ter mais discordâncias entre o Brasil de Bolsonaro e os Estados Unidos de Biden – com risco de haver retaliação americana por causa principalmente da política brasileira para a Amazônia.

Biden falou, durante a campanha eleitoral, de “consequências econômicas significativas” caso o Brasil permaneça, do ponto de vista dele, leniente às queimadas e ao desmatamento ilegal. O democrata ofertou US$ 20 bilhões para que o Brasil preserve a Amazônia. Caso contrário, poderia haver retaliações comerciais.

Isso foi recebido como uma afronta por Bolsonaro. Em postagem nas redes sociais, no fim de setembro, o presidente brasileiro afirmou: “a cobiça de alguns países sobre a Amazônia é uma realidade. Contudo, a 'externação' [dessa cobiça] por alguém que disputa o comando de seu país sinaliza claramente abrir mão de uma convivência cordial e profícua [com o Brasil]”, criticou.

A possibilidade de Biden adotar uma política intervencionista na Amazônia não é descartada tanto entre os militares brasileiros como no Itamaraty.

Interlocutores do Itamaraty ouvidos pela Gazeta do Povo relatam que, historicamente, os democratas costumam ter uma postura de mais ingerência que os republicanos – e que a agenda ambiental pode justificar a adoção de retaliações comerciais pelos Estados Unidos ou a criação de entraves para o recém-assinado acordo de livre comércio entre os dois países.

“Os democratas imprimem um histórico imperialismo intervencionista. São mais protecionistas [na economia], até por suas ligações e acordos com os sindicatos. É algo a se observar”, diz um interlocutor do governo.

“Mas dificilmente o deep state [o establishment americano] vai deixar Biden cumprir promessas mais radicais e que possam ameaçar uma boa relação com o Brasil”, diz outro interlocutor.

No governo, aliás, ninguém aposta que os Estados Unidos vão mudar radicalmente a posição em relação ao Brasil, embora possa haver divergência por vezes mais duras. A aposta é que as trocas de afagos entre Trump e Bolsonaro sejam substituídas por um relacionamento mais pragmático entre as duas nações.

28 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 28 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • T

    TIAGO SILVA

    ± 1 dias

    Colhemos o que plantamos. Nos rebaixamos ao Trump sem nada em troca, agora o Bozo que se recomponha e trate de ser homem e assuma suas responsabilidades. Esse Gov e do BR, o PR deveria ser nosso representante, porem hj so o faz para a ala maluca do Pais.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • M

      Marcelo

      ± 3 dias

      A bandidagem está saltitante, estão achando que encontraram uma rota de fuga ("Agora vai", "ai meu deus"). É só encontrar um General na frente que tudo volta ao normal.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • C

        Cristian carla a. Volski cassi

        ± 3 dias

        Melhor calar do que falar bobagem... pq ultimamente só fala bobagem.. kk

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • F

          francisco de assiso uchôa freitas filh

          ± 3 dias

          Por vezes leio chamadas e comentários de conteúdos políticos de jornalistas do Gazeta do Povo e parece que estão em marte, totalmente alheios ao processo em que estão inseridos e o compõe!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • I

            INES MARIA COSTA

            ± 2 dias

            Idem... Pensando em cancelar minha assinatura.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • F

          francisco de assiso uchôa freitas filh

          ± 3 dias

          Não é para o GOVERNO BOLSONARO! ÉPARA O BRASIL! Ou vc redator/colunista não é brasileiro?

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • J

            JOSMAR PORTUGAL VAZ

            ± 3 dias

            Não muda, absolutamente, nada. O Brasil sempre foi um parceiro dos EUA. E Biden , como presidente , que ganhou uma eleição fraudada, tem seguir muitas regras e uma delas é manter um bom relacionamento com o Brasil. Doria, vai tentar fazer o mesmo no Brasil .....te cuida Bolsonaro. A China quer dominar o mundo.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • C

              Cidadão Brasileiro

              ± 2 dias

              Paranoia total! Enfiaram doideiras na cabeça dos fanáticos “.... a China vai te deixar sem casa e vc vai pra fila do arroz!” para acentuar a utilíssima polarização política, onde quem não é correligionário fanático é inimigo perigoso, pq isso se tornou um atalho para o poder - atalho usado sem escrúpulos pelos espertalhões da hora. Chega de mentiras para assustar crianças!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • J

            Jared280

            ± 3 dias

            O governo bozoidiota, que já vem em processo de franco derretimento desde a saída do Min. Moro, só vai bambear mais um pouco, tal qual palanque de banhado. Isolado, só vai lhe restar jogar quirera para o que restou de sua fiel plateia, os mesmos que ainda acreditam na terra plana. O restante, felizmente, já levando acampamento há muito tempo.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • V

              VHP

              ± 3 dias

              Editorial de *****. O risco não é contra o Bolsonaro. O risco é contra o Brasil!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              1 Respostas
              • F

                F.H.O

                ± 3 dias

                Risco contra o Brasil por causa do Bolsonaro.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • R

              Repolhinho Bocó

              ± 3 dias

              É melhor Jair se acostumar!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • S

                Sr. Walker

                ± 3 dias

                Poxa que pena para os americanos, agora é que eles não terão em seu país um embaixador sul-americano que diz ser o melhor chapeiro de hambúrguer do mundo.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • N

                  NH4NO3

                  ± 3 dias

                  Fritadores de hambúrguer! O próximo a ser banido dos EUA será Olavo de Carvalho!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • M

                    Marcelo

                    ± 3 dias

                    Os políticos malandros brasileiros estão subindo de carona na vitória de Biden. Encontraram na vitória de Biden uma rota de fuga para as suas dívidas com o estado. Isso não vai mudar.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    1 Respostas
                    • A

                      ANTONIO

                      ± 2 dias

                      Ainda bem que o bozo é seus não são malandros. São apenas i di o tas.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • C

                    Celito Medeiros

                    ± 3 dias

                    Evidente que todos sabem que a Amazônia não é do Brasil, generalizar gera algumas confusões. Temos a maior parte da Amazônia, entre outros nove países vizinhos. Quanto à vitória de Biden nos USA, a renovação sempre é importante e, neste caso, Trump sem muito conteúdo e muito papo, não emplacou mais. O povo lhe deu a chance e agora a tirou democraticamente. Brasil e USA sempre foram bons parceiros e respeitáveis, independente de quem sejam os Presidentes. Amizade pessoal pode ajudar, mas também pode atrapalhar, então melhor a neutralidade e cada Presidente cuidar o melhor possível de seu país.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • M

                      Marcelo

                      ± 3 dias

                      Trump perdeu para ele mesmo. Espero que Bolsonaro não faça o mesmo daqui para frente. Ainda há tempo de mudar o curso e se alinhar com o resto do mundo. A eleição do Biden não muda nada para o Brasil: o larápio continuará sendo o ladrão do século, o partido quadrilheiro da narizinho continuará sendo uma organização criminosa e a emissora lixo continuará devendo para os cofre publicos.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      3 Respostas
                      • A

                        ANTONIO

                        ± 2 dias

                        NH4NO3: os seguidores dele também.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • N

                        NH4NO3

                        ± 3 dias

                        Joga fora este teu disco de mimimi porque já encheu o ****. 2 anos de governo de *****. Só oba-oba, compadrio e nepostismo. Vai se *****.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • N

                        NH4NO3

                        ± 3 dias

                        Bozo tá na latrina! É só tampar! Acabou o mimimi, a falastranice ignorante.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • C

                      CSG

                      ± 3 dias

                      Acho que o principal efeito imediato no planaltobsera uma diarréia coletiva

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • R

                        RUY

                        ± 3 dias

                        Este discurso amazônica é baseado numa brutal ignorância e má fé. A Floresta Amazônica representa 2% da superfície do planeta. Como pode controlar o clima ? O oxigênio da atmosfera é majoritariamente fornecido pelas algas oceânicas e não pelas florestas. Claro, como todos sabemos, os interesses são outros, são "subjacentes" só que não teem coragem de declarar ...

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • W

                          WILSON ZETI

                          ± 3 dias

                          Ruy, a umidade lançada na atmosfera pelas árvores irrigam grande parte do Brasil, mas você não quer saber.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • J

                        José Francisco

                        ± 4 dias

                        Parei no Embora Biden não seja um socialista... É ignorância ou má fé? Desinformação vc vê por aqui.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • S

                          Sandro Bernardo Valle

                          ± 3 dias

                          Ia falar isso. kkkkkk

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • I

                        Isane

                        ± 4 dias

                        Existem interesses bilaterais e não acredito em retaliações .

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • C

                          Carlos

                          ± 4 dias

                          Rapaz, esse povo deve entender que a Amazônia é do Brasil, e não do mundo. Se fosse do mundo, então o petróleo e as jazidas de ouro deveriam compartilhar conosco.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          Fim dos comentários.