• Carregando...
Candidato democrata Joe Biden
Candidato democrata Joe Biden lidera a corrida presidencial nos Estados Unidos.| Foto: Mandel Ngan/AFP

O governo federal está atento à corrida presidencial dos Estados Unidos. O presidente Jair Bolsonaro e seus ministros do Palácio do Planalto podem não demonstrar, mas há uma preocupação com as pesquisas que indicam vantagem do democrata Joe Biden. Comenta-se nos gabinetes palacianos que uma derrota do presidente Donald Trump tem potencial para mudar não apenas os rumos da política externa do Brasil, mas também a política interna – especialmente na forma como Bolsonaro busca colher frutos de sua atual relação com os americanos.

A proximidade ideológica entre Bolsonaro e Trump tem agradado o eleitorado bolsonarista desde as eleições de 2018. Na solenidade do Sete de Setembro deste ano, realizada na frente do Palácio da Alvorada, por exemplo, alguns apoiadores compareceram com bandeiras do Brasil, dos Estados Unidos e até de Israel (outra nação com quem o governo brasileiro mantém uma relação de proximidade).

Bolsonaro, contudo, não tem proximidade nem com Washington nem com o partido Republicano. Mas, sim, com Trump. Uma ascensão de Biden à presidência americana reconfiguraria, portanto, a forma do governo federal explora a imagem de aliado dos Estados Unidos.

O mais provável, admitem interlocutores de Bolsonaro à Gazeta do Povo, seria o presidente deixar de divulgar de forma intensa a política externa. “É algo que preocupa, porque não temos como atrelar a imagem ao Biden. Obviamente, muda totalmente a relação com os Estados Unidos”, diz uma fonte.

No Planalto, a avaliação é que Bolsonaro não usaria mais suas redes sociais para criar vínculo com Washington e gerar manchetes, até para evitar sofrer algum tipo de represália da própria base eleitoral mais fiel.

O governo, assim, apostaria em uma exposição mais institucional e menos personalista em relação aos Estados Unidos. Adotaria uma política externa mais pragmática. Buscaria não expô-la na mídia para concentrar a diplomacia no corpo técnico.

Eventuais acenos de Bolsonaro aos apoiadores, que se veem como anti-Biden, poderiam complicar politicamente o Brasil num eventual governo democrata na Casa Branca. E o país não pode correr o risco de criar atritos com os Estados Unidos – um dos principais parceiros comerciais do Brasil.

Meio ambiente é preocupação com Biden na Casa Branca

Um ponto de especial preocupação do Planalto em relação a um possível governo de Biden é a política ambiental. O programa de governo do democrata trata sobre a Amazônia, por exemplo. “Hoje, com Trump, os Estados Unidos de certa forma impedem um ataque mais feroz ao Brasil na nossa política ambiental. Se o Biden ganhar, principalmente considerando que a base dele está cada vez mais à esquerda, com a [senadora] Kamala Harris [candidata à vice presidente], essa questão certamente vai pegar fogo”, diz um interlocutor palaciano.

Entre os militares no Planalto, a resistência em relação a Biden e a política ambiental norte-americana é ainda mais significativa. Alguns comentam que a influência entre os democratas de Al Gore, que virou ambientalista ao deixar a vice-presidência americana, em 2000, provoque uma interferência da Casa Branca sobre a Amazônia e outros biomas brasileiros. “Com certeza a gente sabe que, se os democratas vencerem, a mudança na política externa americana virá”, diz um assessor palaciano oriundo das Forças Armadas.

A leitura é de que, com os democratas, Washington se aproximaria da posição dos europeus de condenar o governo brasileiro pelo que acontece na Amazônia. “Vão pressionar o próprio mercado americano e os fundos internacionais. Eles vão passar para o lado dessa turma que vem fazendo pressão e trabalha com distorção das informações verdadeiras”, diz uma fonte do Planalto.

5G e vacinas contra Covid podem ser afetadas pela vitória de Biden

Outro ponto que a eleição de Biden pode mudar no Brasil é sobre a adoção da tecnologia 5G – que virou uma guerra comercial e diplomática entre Estados Unidos e China.

A vitória de Biden mudaria o contexto da escolha da tecnologia que o Brasil virá a adotar. Atualmente, Trump pressiona fortemente o Planalto a frear a participação chinesa nos leilão para do 5G, marcado para 2021. A aposta do Planalto é que essa pressão diminuiria bastante com Biden na Casa Branca – a ponto de as empresas chinesas terem mais espaço de concorrência. Atualmente, com Trump na Casa Branca, é conveniente para o governo defender a retórica anti-chinesa.

O mesmo raciocínio vale para as disputas entre as vacinas contra o coronavírus. Pelo menos duas da China estão em desenvolvimento avançado, mas a aposta brasileira é pela vacina inglesa/sueca da Universidade de Oxford e da empresa farmacêutica AstraZeneca.

Política externa pragmática pode favorecer relação

Se no campo político assessores do governo veem com pessimismo uma gestão de Biden, o mesmo não tende a prevalecer no campo comercial. Se por um lado Bolsonaro perderia a “bandeira” ostentada do relacionamento com Trump, por outro lado, ganharia mais espaço em fóruns internacionais importantes para o Brasil participar. A avaliação é do analista político Ricardo Mendes, sócio-diretor da consultoria Prospectiva.

Para Mendes, o governo Biden abriria muito mais oportunidades de cooperação com o Brasil do que Trump. “A própria plataforma política dos dois aponta isso. Se você ler o programa de governo do Biden, vai ver que em vários momentos a abordagem dele para a política externa é cooperação – e cooperação junto a parceiros, nunca sozinho. Não é uma visão unilateralista”, diz.

Mendes avalia que o governo brasileiro pode esperar, com Biden na Casa Branca, que os Estados Unidos sejam mais presentes na América Latina por meio de financiamentos estratégicos e ações diplomáticas que favoreçam o livre comércio na região. Trump, por outro lado, tem sido mais isolacionista.

O especialista diz acreditar que, com Biden, o Brasil poderia ser inserido em fóruns internacionais que abririam mais espaço para o Brasil em linhas de crédito e financiamento.

Para o analista, a eleição de Biden poderia até favorecer a entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) – um dos principais objetivos da política externa de Bolsonaro.

Mendes reconhece que a política ambiental de Biden se chocaria com a de Bolsonaro, mas não identifica uma colisão na guerra comercial pelo 5G. “A China é um problema para Biden, sim. O atual presidente tem uma retórica mais forte, mas diria que o democrata tem uma equipe de política externa mais estratégica. Vão olhar o resultado”, diz.

“Seria até mais fácil conseguir isso com ele [Biden] do que com Trump. Se o Brasil entra, tem uma contrapartida dos europeus colocarem outro [país na OCDE]. E o Biden não teria problema com isso ao meu entender”, explica.

Quais são as chances de Biden e de Trump

Apesar de estar a frente nas pesquisas, a corrida eleitoral norte-americana ainda está em aberto. Recente pesquisa conduzida pela Fox News mostra que Biden lidera a preferência de votos com 51% das intenções, à frente de Trump, com 46%.

Mas a diferença está no limite da margem de erro. O site Real Clear Politics, que compila levantamentos de vários institutos, sugere, entretanto, que o democrata aparece a frente do republicano em 10 estados onde o pleito foi mais disputado nas últimas eleições, a exemplo de Wisconsin, Pensilvânia, Flórida e Michigan.

As pesquisas nos EUA, entretanto, são difíceis de ler em função do sistema de eleições americano, cuja eleição se decide no colégio eleitoral e não na votação dos cidadãos. Se o resultado fosse só voto popular, seria possível apostar numa vitória de Biden. Mas Trump continua com chances reais de reeleição.

O analista político Lucas Fernandes, especialista em relações governamentais e internacionais da BMJ Consultores Associados, avalia que Biden já enfrenta complicações em sua campanha. Para ele, o democrata tem pouco carisma e a chapa com Kamala tem uma rejeição grande da ala mais moderada dos democratas e dos "independentes".

“Biden tem chance, sim. Mas não dá para colocar o Trump como candidato inviável, uma vez que a polarização é muito grande. O que tentamos verificar é como fica a questão da presença nas urnas”, pondera.

O candidato republicano vem fazendo declarações para deslegitimar o voto pelo correio, permitido nos Estados Unidos. Segundo Fernandes, se houver um descrédito na votação postal, Trump tende a se beneficiar, pois seus eleitores são os que mais minimizam o risco do coronavírus. Ele reconhece, contudo, que até as eleições, a pandemia possa estar mais controlada. Assim, um número maior de eleitores democratas se sentiria encorajado a votar presencialmente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]