i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Efeitos externos e internos

Planalto está em alerta com possibilidade de derrota de Trump

  • 19/09/2020 14:11
Candidato democrata Joe Biden
Candidato democrata Joe Biden lidera a corrida presidencial nos Estados Unidos.| Foto: Mandel Ngan/AFP

O governo federal está atento à corrida presidencial dos Estados Unidos. O presidente Jair Bolsonaro e seus ministros do Palácio do Planalto podem não demonstrar, mas há uma preocupação com as pesquisas que indicam vantagem do democrata Joe Biden. Comenta-se nos gabinetes palacianos que uma derrota do presidente Donald Trump tem potencial para mudar não apenas os rumos da política externa do Brasil, mas também a política interna – especialmente na forma como Bolsonaro busca colher frutos de sua atual relação com os americanos.

A proximidade ideológica entre Bolsonaro e Trump tem agradado o eleitorado bolsonarista desde as eleições de 2018. Na solenidade do Sete de Setembro deste ano, realizada na frente do Palácio da Alvorada, por exemplo, alguns apoiadores compareceram com bandeiras do Brasil, dos Estados Unidos e até de Israel (outra nação com quem o governo brasileiro mantém uma relação de proximidade).

Bolsonaro, contudo, não tem proximidade nem com Washington nem com o partido Republicano. Mas, sim, com Trump. Uma ascensão de Biden à presidência americana reconfiguraria, portanto, a forma do governo federal explora a imagem de aliado dos Estados Unidos.

O mais provável, admitem interlocutores de Bolsonaro à Gazeta do Povo, seria o presidente deixar de divulgar de forma intensa a política externa. “É algo que preocupa, porque não temos como atrelar a imagem ao Biden. Obviamente, muda totalmente a relação com os Estados Unidos”, diz uma fonte.

No Planalto, a avaliação é que Bolsonaro não usaria mais suas redes sociais para criar vínculo com Washington e gerar manchetes, até para evitar sofrer algum tipo de represália da própria base eleitoral mais fiel.

O governo, assim, apostaria em uma exposição mais institucional e menos personalista em relação aos Estados Unidos. Adotaria uma política externa mais pragmática. Buscaria não expô-la na mídia para concentrar a diplomacia no corpo técnico.

Eventuais acenos de Bolsonaro aos apoiadores, que se veem como anti-Biden, poderiam complicar politicamente o Brasil num eventual governo democrata na Casa Branca. E o país não pode correr o risco de criar atritos com os Estados Unidos – um dos principais parceiros comerciais do Brasil.

Meio ambiente é preocupação com Biden na Casa Branca

Um ponto de especial preocupação do Planalto em relação a um possível governo de Biden é a política ambiental. O programa de governo do democrata trata sobre a Amazônia, por exemplo. “Hoje, com Trump, os Estados Unidos de certa forma impedem um ataque mais feroz ao Brasil na nossa política ambiental. Se o Biden ganhar, principalmente considerando que a base dele está cada vez mais à esquerda, com a [senadora] Kamala Harris [candidata à vice presidente], essa questão certamente vai pegar fogo”, diz um interlocutor palaciano.

Entre os militares no Planalto, a resistência em relação a Biden e a política ambiental norte-americana é ainda mais significativa. Alguns comentam que a influência entre os democratas de Al Gore, que virou ambientalista ao deixar a vice-presidência americana, em 2000, provoque uma interferência da Casa Branca sobre a Amazônia e outros biomas brasileiros. “Com certeza a gente sabe que, se os democratas vencerem, a mudança na política externa americana virá”, diz um assessor palaciano oriundo das Forças Armadas.

A leitura é de que, com os democratas, Washington se aproximaria da posição dos europeus de condenar o governo brasileiro pelo que acontece na Amazônia. “Vão pressionar o próprio mercado americano e os fundos internacionais. Eles vão passar para o lado dessa turma que vem fazendo pressão e trabalha com distorção das informações verdadeiras”, diz uma fonte do Planalto.

5G e vacinas contra Covid podem ser afetadas pela vitória de Biden

Outro ponto que a eleição de Biden pode mudar no Brasil é sobre a adoção da tecnologia 5G – que virou uma guerra comercial e diplomática entre Estados Unidos e China.

A vitória de Biden mudaria o contexto da escolha da tecnologia que o Brasil virá a adotar. Atualmente, Trump pressiona fortemente o Planalto a frear a participação chinesa nos leilão para do 5G, marcado para 2021. A aposta do Planalto é que essa pressão diminuiria bastante com Biden na Casa Branca – a ponto de as empresas chinesas terem mais espaço de concorrência. Atualmente, com Trump na Casa Branca, é conveniente para o governo defender a retórica anti-chinesa.

O mesmo raciocínio vale para as disputas entre as vacinas contra o coronavírus. Pelo menos duas da China estão em desenvolvimento avançado, mas a aposta brasileira é pela vacina inglesa/sueca da Universidade de Oxford e da empresa farmacêutica AstraZeneca.

Política externa pragmática pode favorecer relação

Se no campo político assessores do governo veem com pessimismo uma gestão de Biden, o mesmo não tende a prevalecer no campo comercial. Se por um lado Bolsonaro perderia a “bandeira” ostentada do relacionamento com Trump, por outro lado, ganharia mais espaço em fóruns internacionais importantes para o Brasil participar. A avaliação é do analista político Ricardo Mendes, sócio-diretor da consultoria Prospectiva.

Para Mendes, o governo Biden abriria muito mais oportunidades de cooperação com o Brasil do que Trump. “A própria plataforma política dos dois aponta isso. Se você ler o programa de governo do Biden, vai ver que em vários momentos a abordagem dele para a política externa é cooperação – e cooperação junto a parceiros, nunca sozinho. Não é uma visão unilateralista”, diz.

Mendes avalia que o governo brasileiro pode esperar, com Biden na Casa Branca, que os Estados Unidos sejam mais presentes na América Latina por meio de financiamentos estratégicos e ações diplomáticas que favoreçam o livre comércio na região. Trump, por outro lado, tem sido mais isolacionista.

O especialista diz acreditar que, com Biden, o Brasil poderia ser inserido em fóruns internacionais que abririam mais espaço para o Brasil em linhas de crédito e financiamento.

Para o analista, a eleição de Biden poderia até favorecer a entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) – um dos principais objetivos da política externa de Bolsonaro.

Mendes reconhece que a política ambiental de Biden se chocaria com a de Bolsonaro, mas não identifica uma colisão na guerra comercial pelo 5G. “A China é um problema para Biden, sim. O atual presidente tem uma retórica mais forte, mas diria que o democrata tem uma equipe de política externa mais estratégica. Vão olhar o resultado”, diz.

“Seria até mais fácil conseguir isso com ele [Biden] do que com Trump. Se o Brasil entra, tem uma contrapartida dos europeus colocarem outro [país na OCDE]. E o Biden não teria problema com isso ao meu entender”, explica.

Quais são as chances de Biden e de Trump

Apesar de estar a frente nas pesquisas, a corrida eleitoral norte-americana ainda está em aberto. Recente pesquisa conduzida pela Fox News mostra que Biden lidera a preferência de votos com 51% das intenções, à frente de Trump, com 46%.

Mas a diferença está no limite da margem de erro. O site Real Clear Politics, que compila levantamentos de vários institutos, sugere, entretanto, que o democrata aparece a frente do republicano em 10 estados onde o pleito foi mais disputado nas últimas eleições, a exemplo de Wisconsin, Pensilvânia, Flórida e Michigan.

As pesquisas nos EUA, entretanto, são difíceis de ler em função do sistema de eleições americano, cuja eleição se decide no colégio eleitoral e não na votação dos cidadãos. Se o resultado fosse só voto popular, seria possível apostar numa vitória de Biden. Mas Trump continua com chances reais de reeleição.

O analista político Lucas Fernandes, especialista em relações governamentais e internacionais da BMJ Consultores Associados, avalia que Biden já enfrenta complicações em sua campanha. Para ele, o democrata tem pouco carisma e a chapa com Kamala tem uma rejeição grande da ala mais moderada dos democratas e dos "independentes".

“Biden tem chance, sim. Mas não dá para colocar o Trump como candidato inviável, uma vez que a polarização é muito grande. O que tentamos verificar é como fica a questão da presença nas urnas”, pondera.

O candidato republicano vem fazendo declarações para deslegitimar o voto pelo correio, permitido nos Estados Unidos. Segundo Fernandes, se houver um descrédito na votação postal, Trump tende a se beneficiar, pois seus eleitores são os que mais minimizam o risco do coronavírus. Ele reconhece, contudo, que até as eleições, a pandemia possa estar mais controlada. Assim, um número maior de eleitores democratas se sentiria encorajado a votar presencialmente.

58 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 58 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • J

    joao cesar reinert

    ± 1 dias

    Basta mostrar como está a Califórnia o estado americano mais democrata , a Vitória de Trump é certa .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Road Warrior

    ± 2 dias

    A esquerda trabalha para a eleição do Biden, Trump ganhando acaba com esse lixo da esquerda por 3 anos até a proxima eleição americana. Covid, Incendios e BLM também acabam junto com a Derrota desse marionete marxista chamado Biden....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    PARREIRAS RODRIGUES

    ± 2 dias

    É. E a gente, moleque ainda, tinha os americanos como um povo culto, politizado, avançado politicamente, tanto que endeusávamos os heróis que eles nos empurravam goelas abaixo nas matinés de domingo: Flash Gordon, Capitão Marvel, Super-Homem, Capitão América, Tarzan, enquanto Walt Disney nos assimilava a Zé Carioca, um papagaio malandro, cafetão. Até quando os papa-hambúrgueres abusarão da nossa tolerância, ou passividade? Fosse eleitor lá, votaria em Biden. Mais parecido com um ser humano...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CSG

    ± 2 dias

    A derrota de Trump vai custar caro para seu capacho Bolsonaro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    WONKA

    ± 2 dias

    Já está entregando Surek?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    WONKA

    ± 2 dias

    Já está entregando Surek?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dilbert

    ± 2 dias

    Bolsonaro e seu chanceler de araque são um completo desastre em termos de política externa. Não sabem o básico e até agora NADA fizeram além de bajular o Trump e arriar as calças, sem receber nada em troca. Mas bem que o Bolsonaro podia bancar o machão e se meter na eleição dis EUA dizendo besteiras como a de que “vai ficar bravo se votarem errado”. Foi o que fez na eleição da Argentina e derrubou o Macri. É o que dar ter tanta gente despreparada nesse nosso desgoverno. Somos piada no resto do mundo, mas os bolsonaristas acham o máximo lamber as botas de velhacos como o Trump e continuarem pastando na própria ignorância...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DENISSON HONORIO DA SILVA

    ± 2 dias

    Baseado em retrospectiva de autores que consagraram seus estudos em exercicios diplomaticos, as variaveis da ascenção de democratas terão que ser relativizadas. A China não deixará de ser o inimigo velado americano. E seu maior parceiro no hemisferio ocidental contra o poderio chinês é o Brasil. Alguém poderia dizer, como o Brasil? Não esqueçam que interessa a China agora é alimento. Com exceçâo do arroz, temos de sobra. O mercado sabe disso. Se os democratas tomarem os pés pelas mãos, será anticipada sua decorrada como país proeminente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ANTONIO

    ± 2 dias

    Trump já era. Um mentecapto a menos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    dr faufenefene

    ± 2 dias

    A VAQUINHA ESTÁ INDO PRO BREJO,COM CHIFRE E TUDO!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • X

    Xisto

    ± 2 dias

    Ganhe quem ganhar as eleições americanas, eles precisam da matéria prima produzida aqui, não podem se dar ao luxo de romper relações ou coisa parecida, e no plano ambiental os EUA nunca foram modelo para nenhum país, não aceitam reduzir as emissões de poluentes, para não diminuir o ritmo de sua economia, alias diga-se de passagem isso se aplica a China também.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Regina Célia Baldin

    ± 2 dias

    Quem sabe daí passaremos a taxar novamente o etanol americano feito de milho e acabar com essa piada que o desgoverno brasileiro lançou sobre o nosso produto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AMAURI

    ± 2 dias

    Bozo que siga os mesmo caminho do trumpALHÃO.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    J. Carlos

    ± 2 dias

    Só mesmo a mídia comprometida com a mentira para divulgar uma coisa dessas, o Trump leva 80% dos votos dos americanos. O Biden representa o socialismo, o retrocesso que afunda qualquer país aonde se instale.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    salcutrim

    ± 2 dias

    Vai dar Trump novamente e a esquerda vai ter que engolir

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    Osvaldo

    ± 2 dias

    Democracia é isto deixar o povo escolher ..será uma bela disputa ...quanto a nós , se vamos depender de políticas externas com americanos , europeus e chineses não interessa..temos que ver o nosso lado ...porque estes aí , só cuidam do lado deles ....a Amazônia é nossa ...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • S

      Stanislau Surek

      ± 2 dias

      Amazônia é nossa, mas não cuidamos. Vamos destruir tudo só porque os outros países destruíram?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Magela

    ± 2 dias

    Trump vai levar o governo mesmo sendo todos contra, como foi na eleição passada. É esperar e comemorar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 2 dias

    O Biden está tão prejudicado que parece uma mistura do Celso de Mello com a Dilma. Não consegue dizer coisa com coisa, chegando a dormir diante das câmeras. Em vídeos mais antigos, quando estava mais ativo, ele aparece bolinando e constrangendo em público, de forma preocupante, meninas pré-adolescentes e também, mordendo e cafungando bebês de colo -- incompreensivelmente, há uma foto dele dando uma cafungada na ex-presidanta!?! Isso só pra ver o naipe do sujeito. Só psicopata ou inocente útil para votar num cara desses.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Plinio

    ± 2 dias

    Enfim ,uma ***** para a política internacional e nacional.Aqui dentro os canhotas vão deita e rolar mais ainda ,o STF vai estourar champanhe e a caneta vai funcionar ,atrapalhando os candidatos da direita ,o próprio Bolsonaro.Olho no Barroso.Vai sai r ***** dali .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Hermes Wessa

    ± 2 dias

    Uma grande ala do partido republicano já demonstrou não querer continuar com Trump, suas mentiras e atos corruptos, acreditem por lá isto ainda pesa muito para boa parte da população. Biden só não ganha se houver uma virada muito grande pelos 3 debates a seguir.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • P

      Plinio

      ± 2 dias

      Comentário fora da curva.Bem canhota.Mas quando faltar emprego e comida ,não vão chorar.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FB

    ± 2 dias

    Se os Americanos fizerem essa burrada, é a submissão dos EUA para a China, e o mundo inteiro sofrerá uma guinada autoritária que poderá ser o fim da raça humana ainda nesse século, com fome, sofrimento e guerras em escala jamais vistas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Spartacus

    ± 3 dias

    Bernardo Coelho parabéns pelo seu lúcido comentário

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Spartacus

    ± 3 dias

    * Biden

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Spartacus

    ± 3 dias

    Os Estados Unidos precisam muito mais do Brasil do que nós deles. Portanto o Planalto não precisa temer nada. É só manter uma postura altiva nas não agressiva e sinalizar que podemos entregar a base de Alcântara ou Natal para Putin. O medo aí fica totalmente invertido. A preferência por Bi fds em revela que americanos não sabem votar. O mundo está vc de fato atravessando um monumental declínio cultural

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CSG

      ± 2 dias

      Ai vc acordou babando bolsominion

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Feliz

    ± 3 dias

    Lá os caras votam pelo correio e por aqui acham que a urna eletrônica é um problema...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • H

      HGO

      ± 3 dias

      O mundo aqui é outro meu amigo! Safadeza passa longe!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Adriana Arruda

    ± 3 dias

    Meio parcial esse jornalista..... né??

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Otavio Prates

    ± 3 dias

    Vcs parecem que estão sempre torcendo contra. Sei lá. Não me sinto no meu grupo com vcs. Além disso, estou vendo censura. Estou saindo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Poppys

    ± 3 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Destemido

    ± 3 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luciano

    ± 3 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Aelton Alves

    ± 3 dias

    Tchau Trump, leva o patrão do Queiroz junto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • H

      HGO

      ± 3 dias

      Chora no chuveiro que ajuda! Até 2026!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • T

      Tio Sam

      ± 3 dias

      Ô coitado, as pessoas que trabalham e produzem vão reeleger os dois. Pode começar a chorar

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Armando

      ± 3 dias

      Bolsonaro passará por cirurgia para retirar cálculo da bexiga na próxima sexta-feira em São Paulo... -

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Bernardo Coelho

    ± 3 dias

    Trump será reeleito pelo mesmo motivo do bolsonaro em 2022. Não é pq as pessoas os amam, e sim pq rejeitam a esquerda tosca e radical. Qualquer pessoa que tenha mais de dois neurônios não gosta do bozo e do Trump, porém, quando se olha para as alternativas, não nos resta escolha. Ninguém quer ser a próxima Argentina

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcus Pinheiro Machado

    ± 3 dias

    duvido que elejam um socialista num pais capitalista

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cidadão Brasileiro

    ± 3 dias

    Trump está cada vez mais exposto. E os eleitores do partido democrata não deixarão de ir votar desta vez, na última a displicência embalada pela crença na hipótese muito remota de eleição de um maluco feito Trump serviu como lição para a vida.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • H

      HGO

      ± 3 dias

      Chora mortadelas até 2026!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    NH4NO3

    ± 3 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Márcio de Abreu campana

    ± 3 dias

    Os terroristas domésticos do BLM garantirão a vitória a Trump. O povo gosta de ordem , paz, amor e progresso !!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • N

      NH4NO3

      ± 3 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sr. Walker

    ± 3 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • N

      NH4NO3

      ± 3 dias

      Que elogio pra ele!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Joselito Hencotte

    ± 3 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Stanislau Surek

    ± 3 dias

    Bolsonaro está ficando com cada vez menos amigos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      JOAO PYPCAK FILHO

      ± 2 dias

      Eu não sabia que o Bolsonaro tinha amigos. Em toda sua vida ele só cultivou inimigos. E dizer que o Trump é amigo do Bolsonaro é de lascar. O Trump não quer nem saber do Brasil.E quer os brasileiros longe do seu país.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    sergio covali

    ± 3 dias

    e trump na cabeca !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gabriela Frizzo

    ± 3 dias

    Trump ganha!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dimas N

    ± 3 dias

    O Planalto e o mundo estão alertas. As pesquisas não entendem americanos e brasileiros. Os votos estão nas capitais e fora delas. Trump vai ganhar com um pé amarrado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maria Inês moll

    ± 3 dias

    Acredito que Trump será reeleito. Mas a disputa é acirrada.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Willian Cardoso de Souza Jesus

    ± 3 dias

    Pesquisas NÃO DIZEM NADA. Toda eleição, seja nos EUA ou no Brasil, é sempre a mesma coisa. ERRAM FEIO. Todas as pesquisas davam vitória da Hillary Clinton contra o Trump e deu no que deu...aqui, erraram feio em relação ao Bolsonaro. Todas dizendo que ele perderia no segundo turno. Enfim, essas pesquisas são TENDENCIOSAS e SEMPRE contra candidatos à direita. Será que é por que a imprensa e o centros de pesquisas são basicamente MILITANTES PROGRESSISTAS!?!? Imagina...isso não passa de "teoria da conspiração".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • W

      WONKA

      ± 2 dias

      NH4NO3 Só consegue se manifestar xingando cara?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • N

      NH4NO3

      ± 3 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • N

      NH4NO3

      ± 3 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]