• Carregando...

Episódio #46: Uma nova reforma trabalhista e a era de ouro da bancada ruralista no Congresso

*** 1) O governo de Jair Bolsonaro criou um grupo de trabalho para discutir novas mudanças na legislação trabalhista, pouco mais de dois anos após a aprovação de uma ampla reforma elaborada na gestão de Michel Temer. O secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, confirmou a informação compartilhando, em seu perfil no Twitter. O chamado Grupo de Altos Estudos do Trabalho (Gaet), composto por ministros e magistrados, terá a coordenação será do ministro Ives Gandra, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), e da juíza do trabalho Ana Fischer. A repórter Giulia Fontes explica o que está em jogo.

*** 2) O setor do agronegócio apoiou a campanha do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e, oito meses após o início da atual gestão, aprofundou a sintonia com o governo federal. "O ambiente é de um governo que, na execução de suas políticas públicas, está absolutamente de acordo com o que o agronegócio precisa", resume o deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), braço formal da bancada ruralista no Congresso Nacional. A convergência entre ruralistas e Bolsonaro vem desde antes da posse do presidente. Ainda no primeiro turno da corrida presidencial, o setor fechou apoio ao então candidato pelo PSL. Mesmo com o DEM de Tereza Cristina e os partidos de diversos outros integrantes da frente fazendo parte, ao menos em termos formais, da coligação de Geraldo Alckmin (PSDB). O repórter Olavo Soares explica os prós e contras dessa coalizão.

***

O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da
equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De
segunda a sexta, e forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia a dia, um resumo de temas relevantes. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado às 17h30 no streaming do Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.

***

Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Fernando Rudnick, Vivaldo de Sousa Neto e Jenifer Ribeiro; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]