• Carregando...
Luis Fernando Camacho, o novo "Bolsonaro boliviano"
Luis Fernando Camacho, líder cívico de Santa Cruz, anunciou candidatura à presidência da Bolívia| Foto: AIZAR RALDES / AFP

Jair Bolsonaro acabou de ganhar um adversário na América do Sul, com a eleição de Alberto Fernández para a presidência da Argentina, mas terminará o ano com um novo parceiro no continente, graças à mudança de poder em curso na Bolívia. O congresso boliviano já aprovou a convocação de novas eleições e o líder da direita Luis Fernando Camacho já é chamado de "Bolsonaro boliviano" pela imprensa.

A direita, inclusive, desponta como favorita para o próximo pleito. Camacho liderou o processo que levou à renúncia de Evo Morales como presidente. Por seus posicionamentos ideológicos, ele tem sido comparado a Bolsonaro por analistas políticos. A presidente do governo de transição, Jeanine Añez, tem ideias parecidas com as de Camacho.

“Nota-se que a população está cansada do modelo socialista”, diz Nicolas Rodríguez, professor de relações internacionais da Universidad Nuestra Señora de La Paz, capital boliviana. “Das últimas eleições, o terceiro colocado, Chi [Hyun Chung], é bastante cristão, como Bolsonaro. A atual presidente também menciona Deus com frequência. Então, provavelmente, vai haver um novo presidente com tendência religiosa, mais conservador, e com uma mentalidade mais aberta ao livre comércio”, acrescenta.

O governo brasileiro já começa a tirar proveito da mudança ideológica. Conseguiu, há alguns dias, a extradição de agentes do narcotráfico brasileiro que estavam detidos na Bolívia.

Do ponto de vista geopolítico, o novo governo boliviano pode ser mais um parceiro do Brasil na pressão pela queda do ditador Nicolás Maduro na Venezuela. Na América do Sul, Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai e Peru já fazem parte do Grupo de Lima, reunião de países latino-americanos que buscam uma solução para a crise na Venezuela.

A Bolívia também espera tirar vantagens de uma melhor relação com o Brasil. Atualmente, o vizinho só depende da aprovação brasileira para ingressar no Mercosul como novo membro.

Pelo Twitter, governos trocam cordialidades

O Brasil foi um dos primeiros países a reconhecer oficialmente Jeanine Añez como presidente de transição da Bolívia. Por nota, rejeitou a tese de golpe e classificou como “estelionato eleitoral” os problemas na eleição do país.

Pelo Twitter, o Itamaraty afirmou que “saúda sua determinação de trabalhar pela pacificação do país e pela pronta realização de eleições gerais” e que “o Brasil deseja aprofundar a fraterna amizade com a Bolívia”. Em resposta, Añez chamou o Brasil de “nossa república irmã” e agradeceu o “respaldo à pacificação de nossa pátria e à breve convocação de eleições livres e democráticas”.

Em janeiro, quando Bolsonaro e Iván Duque, presidente da Colômbia, anunciaram o reconhecimento de Juan Guaidó como presidente da Venezuela, Añez vibrou pelo Twitter: “Democracia para a América Latina!”

Quem é o "Bolsonaro boliviano"

O advogado e empresário Luis Fernando Camacho foi o principal líder dos protestos que resultaram na queda de Evo Morales e na instituição de um governo de transição na Bolívia. Atualmente, é o favorito para vencer as eleições convocadas por Jeanine Añez, mesmo sem ter sido candidato no processo eleitoral que foi anulado.

Vários órgãos de imprensa e intelectuais o têm chamado de “Bolsonaro boliviano” porque menciona Deus e exibe sua fé frequentemente em discursos. Do ponto de vista econômico, é um liberal, favorável à diminuição da influência do estado na economia.

Luis Fernando Camacho, "Bolsonaro Boliviano"
Cartaz ilustra o líder da oposição Luis Fernando Camacho chutando Evo Morales, em 4 de novembro de 2019.| DANIEL WALKER / AFP

Foi Camacho quem começou a pedir a renúncia de Evo Morales quando as suspeitas de fraude eleitoral vieram à tona. O restante da oposição pedia somente a realização de segundo turno. O apoio que ele ganhou de boa parte da população teve grande peso na renúncia do ex-presidente.

Outro político com posições ideológicas parecidas, Marco Pumari, também ganhou relevância nos protestos que levaram à queda de Morales. É provável que Pumari seja vice de Camacho.

Carlos Mesa, político que estava em segundo lugar nas eleições fraudadas, não é considerado, hoje, um candidato forte para um pleito em 2020.

Luta contra narcotráfico e extradição de integrantes do PCC

Uma das principais preocupações do governo Bolsonaro, em particular do ministério da Justiça e Segurança Pública, é desmantelar redes de narcotráfico na América do Sul. A mudança ideológica no poder da Bolívia pode facilitar esse objetivo.

Poucos dias depois da queda de Evo Morales, o governo brasileiro já conseguiu uma vitória nesse sentido: a extradição de importantes agentes do narcotráfico no Brasil que estavam detidos na Bolívia.

Segundo o jornal boliviano “El Deber”, o ministro de governo da Bolívia, Arturo Murillo, anunciou na quarta-feira (20) que o país vai extraditar 16 criminosos a pedido do governo brasileiro. Entre eles, duas figuras importantes do PCC: Joelcio Marques de Souza, o “Magrão”, condenado por assalto a mão armada, e Mariano Tardelli, que liderou um assalto a um carro-forte da Brinks.

A reportagem diz que 14 das solicitações feitas pelo Brasil sumiram nos arquivos do governo boliviano. “Quer dizer que tinha gente que estava protegendo o narcotráfico”, disse Murillo sobre o governo anterior.

“Creio que vai se fortalecer a relação de luta contra o narcotráfico”, diz o professor Nicolas Rodríguez. “Com este governo, um dos principais objetivos vai ser evitar que a Bolívia se converta em um narcoestado”.

Segundo Rodríguez, “houve nos últimos anos muita facilidade para que os narcotraficantes se instalassem na Bolívia”, e isso deve mudar com o novo governo.

Mesmo se direita perder, pragmatismo comercial deve prevalecer

Candidatos de direita são favoritos para vencer as próximas eleições na Bolívia, mas uma eventual vitória da esquerda não faria grande diferença para as relações com o Brasil do ponto de vista do comércio.

A Bolívia depende de um bom relacionamento com o Brasil, que é o destino de 19% do valor total de suas exportações. Além disso, o país vizinho não tem saída para o mar. Interessa aos bolivianos manter o projeto do corredor bioceânico, que liga o Oceano Atlântico ao Pacífico na América do Sul, cruzando o território da Bolívia e do Brasil.

Por outro lado, o governo brasileiro também tende a evitar conflitos com a Bolívia, já que 27% do gás natural consumido no Brasil é de origem boliviana.

Relação com Evo Morales era cordial

Nos últimos dias, Bolsonaro deu vários sinais públicos de sua satisfação com a renúncia de Evo Morales. Sugeriu que ele fosse viver em Cuba, e usou o chavão “grande dia”, via Twitter, em referência à queda de Morales. Mas, antes disso, costumava manter uma relação cordial com o ex-presidente.

"Morales, já estava com saudades depois que o vi na minha posse no Brasil", disse em julho, na 54ª Cúpula do Mercosul (à qual Morales compareceu), em tom de brincadeira. O boliviano veio ao Brasil para a posse de Bolsonaro como presidente, em janeiro.

Bolsonaro já o elogiou por ter dado sinais de afastamento do Foro de São Paulo e de Nicolás Maduro, ditador da Venezuela. Quando o governo da Bolívia autorizou a deportação do militante de esquerda italiano Cesare Battisti, em janeiro, Bolsonaro disse que Morales estava “evoluindo”.

Durante a Cúpula do Mercosul, em Santa Fé, na Argentina, os dois presidentes se sentaram lado a lado no almoço e conversaram. O entendimento do governo brasileiro era que a situação da Bolívia com Morales era bem diferente da vivida pela Venezuela com Maduro, já que a economia funcionava melhor e o nível de liberdade era maior do que no regime venezuelano.

Com as evidências de que o grupo político de Evo Morales tentaria manobras antidemocráticas para se manter no poder, membros do governo Bolsonaro começaram a manifestar preocupação com a situação no país e, depois da renúncia, fizeram críticas ao ex-presidente.

"Não é que a eleição na Bolívia foi fraudada, ela foi MUITO fraudada", disse via Twitter o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que, já havia alguns meses, fazia alertas esporádicos sobre a situação boliviana. "A Bolívia vive, no mínimo, uma democracia cambaleante", falou em agosto.

Já o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, disse depois da renúncia que "a tentativa de fraude eleitoral maciça deslegitimou Evo Morales", e que o boliviano tomou a decisão certa ao sair do poder.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]