• Carregando...
Presidente deu entrevista exclusiva neste fim de semana ao canal italiano TG24
Presidente deu entrevista exclusiva neste fim de semana ao canal italiano TG24| Foto: Reprodução TG24

O presidente Jair Bolsonaro afirmou em entrevista à emissora de TV italiana TG24 que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva o acusa de genocídio "porque é um oportunista", já que o governo atual proveu "fundos, meios e até profissionais para combater a pandemia, além de medicamentos".

Receba as principais notícias do Brasil e do mundo no celular

Bolsonaro, que participa da reunião de cúpula dos líderes do G20, desqualificou o relatório da CPI da Covid, que o acusa de "crimes contra a humanidade", como uma peça de partidos de esquerda. "Há sete senadores que nada fizeram durante a pandemia", disse.

Após rebater Lula, que no início da semana disse que "Bolsonaro se comportou como um genocida, sem dó de quem morreu", o presidente relacionou a esquerda brasileira ao tráfico de drogas. Ele citou declarações do general venezuelano Hugo Armando Carvajal, ex-chefe dos serviços de inteligência da Venezuela e detido na Espanha, de que "todas as autoridades de esquerda (na América Latina) receberam recursos do narcotráfico, recursos que também foram enviados para a Espanha".

Na frente econômica, ele acusou Lula de quase levar à falência a Petrobras. "É uma longa história, sua liderança política começa quando ele estava em contato com as FARC colombianas e a partir desse momento essa relação com o narcotráfico começou. Um milagre salvou o Brasil: nossa chegada em 2018".

Governo gastou US$ 100 bilhões com pandemia

Em relação às mais de 600 mil mortes por Covid-19 no Brasil, o presidente afirmou que seu governo colocou todos os meios "para que governadores e prefeitos combatessem a pandemia" e que "seguindo as instruções do Supremo Tribunal, cerca de US$ 100 bilhões foram gastos".

Durante a entrevista, Bolsonaro se mostrou orgulhoso de "ser o único chefe de Estado no mundo que se opôs ao confinamento", embora tenha destacado que "situação que se formou e algumas decisões que foram tomadas agravaram muito a economia do país e as consequências que podemos ver agora".

"No entanto, em 2019, sofremos muito menos no que diz respeito à economia. Muitos disseram que o Brasil cresceria 10%, de qualquer forma nós crescemos 4%. Com isso quero dizer que o Brasil enfrentou a crise pandêmica e é o país que mais cresce nesta fase pós-pandêmica", acrescentou.

Sobre a campanha de vacinação, ele ressaltou que sempre foi favorável à vacina - mesmo não tendo sido imunizado até o momento -, mas que "os médicos devem ter autonomia sobre como tratar o paciente e quais medicamentos escolher ou administrar".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]