#76 - Exclusivo: os gastos sigilosos de Bolsonaro com cartão corporativo
***1) O presidente Jair Bolsonaro prometeu em 8 de agosto abrir o sigilo do seu cartão corporativo. O objetivo seria mostrar que não gastou milhões em dinheiro público. Dois meses depois a fatura continua em segredo, mas parte dos gastos sigilosos de Bolsonaro no cartão corporativo veio à tona, após solicitação feita pela Gazeta do Povo via Lei de Acesso à Informação. São despesas pessoais de Bolsonaro que começaram a ser pagas com cartões antes mesmo que ele tomasse posse como presidente, durante o governo de transição, quando estava hospedado na Granja do Torto. O jornalista Lúcio Vaz revela os dados.
***2) A Câmara dos Deputados da Itália aprovou na terça-feira (8) um projeto de lei para reduzir em um terço o tamanho do parlamento italiano. A estimativa é de que, com menos deputados e senadores, sejam economizados 500 milhões de euros (R$ 2 bilhões) a cada cinco anos, a duração de uma legislatura no país. No Brasil, projetos para enxugar o Congresso vêm sendo propostos faz tempo. Mas não avançam porque esbarram no interesse pessoal dos parlamentares brasileiros, que não querem reduzir suas chances de reeleição. Apesar disso, o presidente Jair Bolsonaro, pouco antes de assumir o comando do país, apoiou a ideia de redução do número de parlamentares. Como a atual gestão busca cortar gastos públicos, abre-se a possibilidade de que o tema possa vir a ser discutido e que venha a ter apoio do Executivo. A repórter Camila Abrão conta os detalhes.
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O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre
com análise e a participação da
equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, e forma leve e
dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia a dia, um resumo de
temas relevantes. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é
publicado às 17h30 no streaming do Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
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Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Jenifer Ribeiro, Laura Mingoti, Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.
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