• Carregando...
A imagem mostra o presidente Jair Bolsonaro.
O presidente da República, Jair Bolsonaro. Foto: Marcos Corrêa | PR| Foto:

Após uma declaração do presidente Jair Bolsonaro ter derrubado as ações do Banco do Brasil ao longo desta segunda-feira (29), o porta-voz da Presidência, general Otávio do Rêgo Barros, afirmou que o governo não quer interferir nas taxas de juros do banco.

"Obviamente que o presidente não quer e não intervirá em aspectos que estejam relacionados a juros dos bancos que estão em tese sob o guarda-chuva do governo", afirmou Rêgo Barros.

As ações do Banco do Brasil caíram nesta segunda depois de Bolsonaro fazer um apelo público para que a instituição reduza os juros para o setor agropecuário.

Bolsonaro fez o pedido ao presidente da estatal, Rubem Novaes, durante a Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação), feira do setor agropecuário realizada em Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo).

A fala foi precedida de uma afirmação do presidente de que o homem do campo "precisa de ajuda dos administradores, não apenas que o Estado atrapalhe".

"Agradeço aqui, o nosso prezado Rubem Novaes, presidente do Banco do Brasil, que traz R$ 1 bilhão para investir nessa área. Eu apenas apelo, me deixe fazer uma brincadeira aqui, apenas apelo para o seu coração, para o seu patriotismo, para que esses juros, tendo em vista você parecer um cristão de verdade, caiam um pouquinho mais", disse o presidente, que foi aplaudido pelos ruralistas presentes à Arena do Conhecimento, espaço da Agrishow que sediou a abertura da feira agrícola.

Veja também: Proprietário rural terá permissão para atirar em invasores, basta o ‘ok’ do Congresso

Em seguida, Bolsonaro afirmou ter certeza "que as nossas orações tocarão seu coração", referindo-se a Novaes.

Com a fala sobre juro, as ações da companhia, que registravam alta nesta manhã, caíram cerca de 1%, mas voltaram a subir registrando leve alta no fechamento das negociações.
Rêgo Barros afirmou que se a fala de Boslonaro foi criticada "foi uma falta de oportunidade de evitar a crítica".

"Quando o presidente fez esse comentário estava num ambiente muito amigável", afirmou, negando que a fala tenha sido feita num tom de cobrança.

Essa não é a primeira vez que ele interfere em ações do banco público.

Na semana passada, Bolsonaro já havia interferido na instituição com o veto à propaganda da empresa votada ao público jovem. Para analistas do mercado, a intervenção não trouxe impactos imediatos para o banco.

Questionado sobre se o veto não seria uma intervenção do governo numa estatal, Rêgo Barros negou.

"Ao contrário. Quando você estabelecer politicas estratégias e planos é porque você confia na ponta da linha. A política tem uma estratégia ampla, a estratégia é como executar a política e o plano é o dia a dia da elaboração da efetiva execução da propaganda", afirmou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]