• Carregando...
Bolsonaro lidera três cenários de pesquisa sobre 2022
Bolsonaro lidera três cenários de pesquisa sobre 2022| Foto: Foto: Mauro Pimentel/AFP

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) lidera a corrida eleitoral de 2022. Levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta sexta-feira (29) apontou que o chefe do Executivo foi o primeiro colocado em todos os cenários elaborados para o primeiro turno da próxima eleição presidencial.

Bolsonaro também é o vencedor em todas as simulações de segundo turno – embora, quando confrontado com o ex-ministro Sergio Moro (sem partido), o resultado seja de empate técnico.

O Paraná Pesquisas simulou a disputa de primeiro turno em três cenários diferentes. Os percentuais de intenção de voto recebidos pelo atual presidente variaram entre 32,9% e 35,8%.

No primeiro cenário, os candidatos são Bolsonaro, Moro, os ex-presidenciáveis Ciro Gomes (PDT), Fernando Haddad (PT), Guilherme Boulos (PSOL) e João Amoêdo (Novo), o apresentador Luciano Huck (sem partido) e o governador paulista João Doria (PSDB).

No segundo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o nome do PT, Huck não é contabilizado e a ex-senadora Marina Silva (Rede) é considerada; os demais nomes são os mesmos.

Por fim, o terceiro cenário tem os mesmos nomes do primeiro, mas com a exclusão do ex-ministro Moro e a inclusão do governador maranhense Flávio Dino (PCdoB) e do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM).

Os números indicam a continuidade de um panorama identificado em dezembro pelo Paraná Pesquisas. Na ocasião, o instituto fez pesquisas nos mesmos três cenários e viu a dianteira de Bolsonaro em todos eles.

Veja o desempenho dos candidatos nos três cenários da Paraná Pesquisas

Moro, Ciro e Lula: os "medalhas de prata" na disputa com Bolsonaro

A intenção de voto em Jair Bolsonaro oscila de 30,5% no primeiro voto (com Moro e sem Lula) a 33,7% no terceiro cenário (sem Moro e Lula). Já a segunda colocação tem um nome diferente a cada pesquisa.

Sergio Moro, com 12,0%, é o segundo mais citado pelos entrevistados no Cenário 1. Lula recebe 17,3% no Cenário 2, o único em que seu nome é considerado – neste, Moro tem 12,1% das intenções. Quando nem Moro nem Lula estão na disputa, Ciro Gomes é o segundo mais escolhido pelos entrevistados, com 12,1%.

Derrotado por Bolsonaro na eleição de 2018, Haddad fica com 9,5% em um dos cenários e recebe 11,7% das citações no outro.

Huck supera Doria

O protagonismo recebido pelo governador João Doria na busca por vacinas contra a Covid-19 não se traduziu, até o momento, em intenções de voto para ele na disputa presidencial. O tucano tem como melhor desempenho 6,7% das respostas, obtidas no cenário em que nem Lula e nem Moro são considerados.

Doria perde para Huck nos dois cenários em que o apresentador é incluído. O global, que ainda não decidiu se estará na disputa de 2022, fica com 8,1% em um cenário e 9,4% em outro.

Segundo turno: Bolsonaro leva a melhor

O Paraná Pesquisas fez cinco simulações para o segundo turno, com Bolsonaro enfrentando Lula, Moro, Ciro Gomes, Doria e Huck. O atual presidente vence em todas. O melhor desempenho é contra João Doria: 44,9% para Bolsonaro, 29,4% para o governador.

Na disputa com Ciro Gomes, Bolsonaro aparece com 43,7% das intenções de voto contra 34,3% do pedetista. Com Lula, o atual presidente tem 42,4% dos votos contra 35,7% do petista. Já no embate com Huck, Bolsonaro leva 42,7% da preferência contra 33,2% do apresentador.

Os piores números para Bolsonaro são os da simulação contra Moro. O presidente soma 39,1%, e Moro fica com 37,6%. A vantagem de Bolsonaro, neste caso, fica dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Metodologia

A pesquisa foi feita entre os dias 22 e 26 de janeiro, por meio de ligações telefônicas. O Paraná Pesquisas ouviu 2.002 eleitores, distribuídos por 204 municípios, em todos os estados e no Distrito Federal. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]