• Carregando...
Jair Bolsonaro
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil.| Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

A revista norte-americana Time incluiu o presidente Jair Bolsonaro entre as 100 pessoas mais influentes do mundo em 2019. A lista foi divulgada nesta quarta-feira (17). No texto sobre a escolha, Bolsonaro é apresentado como "um personagem complexo".

"Jair Bolsonaro é um personagem complexo. Depois de três meses como presidente do Brasil, ele representa uma ruptura brusca com uma década de corrupção de alto nível, e a melhor chance do Brasil em uma geração de implementar reformas econômicas que possam domar a dívida crescente ", diz a Time.

"O ex-oficial do Exército [Bolsonaro] também é um garoto-propaganda da masculinidade tóxica, um homofóbico ultraconservador que pretende travar uma guerra cultural e, talvez, reverter o progresso do Brasil no combate às mudanças climáticas", pondera o texto.

LEIA TAMBÉM: Caminhoneiros criticam medidas do governo e ameaçam parar se diesel subir

Dentre os presidentes brasileiros no exercício do mandato, Dilma Rousseff foi incluída nas listas da Time de 2011 e 2012, seus primeiros anos de mandato. O ex-presidente Lula esteve entre os eleitos em 2004 e 2010.

A íntegra do que a Time disse sobre Bolsonaro

"Jair Bolsonaro é um personagem complexo. Depois de três meses como presidente do Brasil, ele representa uma ruptura brusca com uma década de corrupção de alto nível, e a melhor chance do Brasil em uma geração de implementar reformas econômicas que possam domar a dívida crescente. O ex-oficial do Exército também é um garoto-propaganda da masculinidade tóxica, um homofóbico ultraconservador que pretende travar uma guerra cultural e, talvez, reverter o progresso do Brasil no combate às mudanças climáticas.

Mas o fascínio por seu apetite por controvérsias obscurece uma verdade importante sobre seu país: o Brasil continua sendo uma democracia dinâmica, com instituições robustas que limitarão tanto o bem quanto o mal que ele pode causar. Se ele quiser fazer algo, Bolsonaro terá que aprender a trabalhar dentro desse sistema, para firmar acordos necessários para avançar sua agenda, um passo de cada vez. O tempo dirá se ele tem flexibilidade e resiliência de caráter de que precisará."

Guaidó, Trump, papa,Netanyahu: quem mais está na lista

Entre os políticos, a lista da Time inclui ao todo 26 nomes, como o do líder opositor venezuelano Juan Guaidó, a deputada democrata Alexandria Ocasio-Cortez e a premiê da Nova Zelândia Jacinda Ardern. O presidente dos EUA Donald Trump, o papa Francisco, o premiê israelense Binyamin Netanyahu e o ministro italiano Matteo Salvini também foram incluídos na relação de 2019.

VEJA MAIS: Bolsonaro defende liberdade de expressão, após censura promovida pelo STF

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]