• Carregando...

O presidente Jair Bolsonaro sancionou uma lei que modifica o Estatuto do Torcedor. Entre as alterações previstas, o destaque é o aumento na punição às torcidas organizadas que praticarem atos violentos. Outra novidade é que as novas regras não se limitam mais apenas a ações dentro de estádios e amplia o que é considerado ilegal também para o que acontece fora dos jogos.

A ideia é fechar o cerco a torcedores violentos. A legislação antiga trazia uma punição de três anos sem poder comparecer aos estádios para a torcida organizada que fosse responsável por promover tumulto, praticar ou incitar a violência em eventos esportivos. A mudança promovida pelo governo Bolsonaro aumenta esse prazo para até cinco anos. Outra novidade é que a lei mais severa do estatuto do torcedor vai valer também para situações fora dos jogos. Confusão ou confronto entre torcedores em dias e locais diferentes ao da partida também estarão sujeitos à punição.

Além disso, a nova lei também tipifica invasão de treinos e confusão na recepção em aeroportos, o que não acontecia antes. A alteração também faz com que a agressão a jogadores, árbitros, organizadores, dirigentes e até mesmo jornalistas seja passível de punição. Além do confronto entre torcidas, a indução ou auxílo a confronto entre torcedores, também podem ser alvo de punições. A medida foi assinada também pelo ministro da justiça, Sergio Moro. A alteração foi publicada no Diário Oficial da União dia 26 de novembro, passando a valer desde então.

>>>Assine a Gazeta do Povo

-------------------------

Ficha técnica

  • Apresentação: Fernanda Trisotto
  • Imagens: Rodrigo Sierpinski
  • Edição: Lucas Lencin
  • Produção: Rodrigo Fernandes
  • Roteiro: Moreno Valério
  • Arte: João Pedro

-------------------------

???? RECEBA NOTÍCIAS PELO CELULAR: Escolha seu aplicativo favorito e receba o editorial da Gazeta do Povo e uma seleção com as notícias mais importantes da manhã e da noite de segunda a sexta-feira: https://leia.gp/noticiaswhatsapp

Acompanhe a Gazeta do Povo nas redes sociais:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]