i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Relações exteriores

O que Bolsonaro vai fazer na ONU: como será seu discurso e quem ele pretende atingir

  • PorLeonardo Desideri, especial para a Gazeta do Povo
  • Brasília
  • 20/09/2019 12:44
Bolsonaro na cabine de avião.
Bolsonaro na cabine de avião: presidente viaja aos EUA para tentar recuperar na ONU a imagem desgastada do país.| Foto: Alan Santos/PR

O discurso do presidente Jair Bolsonaro na abertura da assembleia-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), na próxima terça-feira (24), em Nova York (EUA), é um dos momentos mais aguardados pela comunidade internacional. E Bolsonaro faz questão de comparecer, mesmo tendo passado por um procedimento cirúrgico no dia 8.

Normalmente, os discursos dos presidentes brasileiros, que por tradição abrem a assembleia-geral da ONU, não costumam ser aguardados com tanto interesse quanto agora. Mas, com as queimadas na Amazônia, o governo Bolsonaro virou um dos grandes assuntos internacionais das últimas semanas. As principais lideranças do mundo fizeram declarações sobre o tema, e a imprensa estrangeira cobriu de forma intensa os desdobramentos do caso.

Não se trata de um momento qualquer na política externa brasileira, e o presidente leva isso em conta ao optar pela viagem, que foi confirmada na quarta (18) por seu porta-voz, Otávio Rêgo Barros. Se o pronunciamento de agosto sobre a Amazônia em rede nacional serviu para tentar acalmar os ânimos internamente, o discurso na assembleia-geral da ONU é uma oportunidade de fazer o mesmo em âmbito internacional.

Bolsonaro na ONU: "Tá na cara que vou ser cobrado"

Durante pronunciamento pelo Facebook na noite de quinta-feira (19), Bolsonaro reconheceu que vai falar sobre as queimadas. "Nós iremos para Nova York, lá na ONU, para fazer um pronunciamento, e tá na cara que vou ser cobrado. Alguns países me atacam, de forma bastante virulenta, dizendo que sou responsável pelas queimadas no Brasil. Queimada tem todo ano, infelizmente. Quer que faça o quê? Tem. Até por questão de tradição, o caboclo toca fogo para plantar, o índio faz a mesma coisa... Tem aqueles que fazem de forma criminosa também", disse o presidente.

"Estou me preparando para um discurso bastante objetivo, diferente de outros presidentes que me antecederam", prosseguiu Bolsonaro. "Ninguém vai brigar com ninguém lá, pode ficar tranquilo. Vou apanhar da mídia, que sempre tem do que reclamar, e vou falar como anda o Brasil nesta questão. Eles querem desgastar a imagem do Brasil para ver se criam um caos aqui. Quem se dá bem? O pessoal lá de fora. Se a nossa agricultura cair, outros países que vivem disso vão se dar bem."

Em entrevista que havia concedido para a TV Record no último domingo (16), Bolsonaro havia dito que vai adotar um tom conciliatório no discurso, mas não deixará de defender com firmeza a soberania nacional sobre a Amazônia.

Recentemente, Bolsonaro considerou que o presidente da França, Emmanuel Macron, quis questionar a soberania brasileira ao insinuar a possibilidade de dar um "status internacional" à Amazônia em uma reunião do G7, grupo de sete países ricos.

O porta-voz da Presidência, por sua vez, disse que o principal objetivo da presença do Brasil na assembleia-geral da ONU será mudar no cenário internacional a imagem de que o país não cuida do meio ambiente.

De acordo com o jornal O Globo, Bolsonaro também aproveitará o discurso na ONU para atacar as ditaduras de esquerda de Venezuela e Cuba. Muito provavelmente, mudará o tom brando que seu antecessor, Michel Temer, adotou em relação à ditadura do venezuelano Nicolás Maduro nas duas últimas assembleias-gerais.

Parceria com os EUA deve estar no discurso de Bolsonaro na ONU

Nos últimos cinco discursos proferidos por presidentes brasileiros na ONU, os laços comerciais com os Estados Unidos – segundo país que mais importa produtos do Brasil – foram ignorados.

No discurso de 2018, Temer também falou sobre o fortalecimento do Mercosul e em uma "América Latina cada vez mais unida" no relacionamento com a União Europeia e os Brics (grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Ele nem sequer mencionou os Estados Unidos.

Nos discursos de 2014 a 2018, foram citados como parceiros comerciais União Europeia, Mercosul, China, Rússia, Índia, África do Sul, Canadá, Coreia do Sul, Cingapura, Líbano, Marrocos e Tunísia, mas não houve menção aos vínculos brasileiros com os norte-americanos.

Isso deve mudar neste ano, por causa da parceria estratégica entre os governos de Donald Trump e Bolsonaro, que dificilmente deixará de ser abordada.

Possível aceno para UE não desistir do acordo com o Mercosul

Bolsonaro não deve deixar de citar o Brics e o Mercosul. E possivelmente também fará um aceno à União Europeia, que precisa ratificar o acordo comercial fechado recentemente com o bloco sul-americano.

Os europeus condicionaram a parceria comercial com o Mercosul ao compromisso de Bolsonaro de não mudar o Acordo de Paris sobre mudanças climáticas. Tendo em vista a polêmica ambiental da Amazônia e a possibilidade de haver um receio da União Europeia não referendar o pacto comercial com o Mercosul (nesta semana o Parlamento da Áustria recomendou a rejeição do acordo), o presidente brasileiro também poderá aproveitar o discurso na ONU para reiterar o comprometimento do Brasil com o Acordo de Paris.

Como foram os últimos discursos de presidentes brasileiros na ONU

O meio ambiente deve ser o foco do Brasil neste ano, mas também esteve em pauta em discursos recentes proferidos por presidentes brasileiros na assembleia-geral da ONU.

A presidente Dilma Rousseff ressaltou no discurso de 2015 que, nos quatro anos anteriores, seu governo tinha apresentado as quatro menores taxas de desmatamento da história do Brasil. "Nos últimos dez anos, reduzimos o desmatamento em 79%, sem renunciar ao desenvolvimento econômico, nem à inclusão social", afirmou Dilma à época.

Em 2017, o então presidente Michel Temer disse que o Brasil continuaria empenhado na defesa do Acordo de Paris. Afirmou que o desflorestamento era uma questão que preocupava seu governo, e destacou uma diminuição de mais de 20% do desmatamento na Amazônia naquele ano.

No ano seguinte, Temer fez uma comparação com o governo Lula e disse que as taxas de desmatamento naquele ano haviam sido 75% mais baixas do que em 2004. Ressaltou que, em dois anos, seu governo havia dobrado o total das áreas de preservação no Brasil.

No último discurso, além de mencionar a questão ambiental, Temer também falou de "desafios à integridade da ordem internacional" como o isolacionismo e a intolerância de alguns líderes.

27 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 27 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • W

    Wander

    ± 1 dias

    Bolsonaro nas lives que faz e frente aos jornalistas, nas entrevistas improvisadas, solta suas frases mais polêmicas e lacra com seu eleitorado radical. Na ONU levará um discurso pronto, elaborado pela sua assessoria, na medida pra acalmar empresários, ambientalistas e a mídia esquerdista em geral. Não haverá polêmicas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CARLOS RF

    ± 1 dias

    Mostrará ao mundo o que a grande mídia esconde diariamente. Este governo já mostrou a que veio. Pena que os cabeças feitas não querem reconhecer.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      ACIR CARDOZO

      ± 1 dias

      E o que seria?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    tamotsu kashino

    ± 1 dias

    Macrom e Merkel estão intrigando com Bolsonaro com intensão de desviar opinião publica do seu povo que estão reclamando do pessimo gestão politica , levando a beira da secessão ,acordo comercial Mercossul-UE, será desfeito, bem feito quem vão chorar são indutrias autobilisticas da Alemanha e França, que são maiores poluidores da atmosfera, desmatamento da amazonia não signica nada em comparação com estragos causados pela industrias europeus, Bolsonaro mostre que amazonia é nosso dos brasileiros e vamos desenvolver para bens dos brasileiros. e não dos europeus.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AMAURI

    ± 2 dias

    Bozo na terra do TRUMPalhão. Antes fosse piada.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo Cunha

    ± 2 dias

    fazer o povo brasileiro passar vergonha talkey.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André

    ± 2 dias

    Nova York é terra de progressistas. Acredito que o Bolsonaro vai ser vaiado lá por ignorantes de esquerda. Seria melhor no Texas, no deep south (kkk). Esperemos um bom pronunciamento.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • C

      claudio luiz da cunha

      ± 2 dias

      No Texas não faltará idhiotas úteis para aplaudir

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      rdi

      ± 2 dias

      maluco por maluco seria melhor na deep web

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RTG

    ± 2 dias

    Senhor amado, lá vamos nós passarmos vergonha diante de outras nações, de tanta besteira que essa criatura fala, melhor ficar de molho em casa e de preferência CALADO!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz E Hunzicker

    ± 2 dias

    Ele que fale somente o essencial, assim terá menos chance de errar.Fale como conseguiu se eleger mentindo para o povo ao prometer que não prejudicaria os idosos e na realidade prejudica as pensionistas da previdencia cortando 50% do salário, impondo uma pensão por morte escandalosamente cafajeste. Bolsonaro, voce já leu a PEC que está no Senado. Entao LEIA,pois seus assessores estão sendo trairas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • G

      Gabriel Henrique Knüpfer

      ± 2 dias

      Mimimimimi.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Felipe Martinelli

      ± 2 dias

      Vai dormir cara, de novo esse papinho do "Bolsonaro destruiu a previdência"

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    PAULO OLIVEIRA

    ± 2 dias

    Bolsonaro não esqueça que lá você não estará na frente de um pelotão de recrutas, cuidado com o que você vai dizer.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      José Cavalcante da luz filho

      ± 23 horas

      Bolsa seja você mesmo,e amostra para o macrom que você é um guerreiro brasileiro

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Elaine Bim

    ± 2 dias

    Vamos mostrar a nossa Soberania e que o Brasil é um País promissor e com um governo patriota

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CARLOS RF

      ± 1 dias

      Isso aí Elaine.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ACIR CARDOZO

    ± 2 dias

    Sr. Presidente: não decepcione a Nação que você governa e nem crie atrito diplomático com os outros países. Obrigado. De nada.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    claudio luiz da cunha

    ± 2 dias

    Vai falar besteira como sempre... achando que o Trump vai salvar o Brasil economicamente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • W

      William Bones

      ± 2 dias

      Chama a Dilma então.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Argenta

    ± 2 dias

    Deus abençoe e proteja o Bolsonaro nesta viagem para defender o Brasil na ONU. Deus ilumine seus passos e proteja sua retaguarda das pessoas que só querem o mal do nosso Brasil.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marko

    ± 2 dias

    Espero que deixe claro que a Amazônia é do Brasil e ngm tem que dar pitaco, e que o resto do mundo tem que baixar bem a bola ao querer cobrar o Brasil por qqer coisa ligada ao meio ambiente. Tem que esclarecer esse mito de que o Brasil não cuida de suas florestas (apesar de que se quisesse tocar fogo em tudo, nenhum estrangeiro teria que se meter também.) Chega de discursinho para encher linguiça.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • M

      Marko

      ± 2 dias

      Pedro Malazartes: Obviamente.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • P

      Pedro Malazartes

      ± 2 dias

      Uma correção "Amazônia brasileira é do Brasil". Amazônia é uma área composta de várias países a parte q está no Brasil é do Brasil.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Emerson

    ± 2 dias

    Sinceramente torço que tenha um discurso que nos orgulhe como brasileiros pois aquele papo furado de coc dia sim dia não, de que não existem queimadas mas intrigas na Amazônia, de que índios são animais no zoológico e outras baboseiras mais. Agora é a hora de falar algo realmente verdadeiro!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    William Tamburi

    ± 2 dias

    Que manchete canalha, Gazeta. Foram contaminados mesmo, hein!?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AMAURI

    ± 2 dias

    Pelo que Bozo falou até agora, é difícil imaginar que saia coisa boa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.