i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Presidente da República

Partidos disputam filiação de Bolsonaro de olho em 2022. Veja quem está no páreo

  • Brasília
  • 19/11/2020 11:02
Bolsonaro ainda tem dificuldades em definir novo partido: PP, Republicanos e Patriota estão com as portas para o presidente.
Bolsonaro ainda tem dificuldades em definir novo partido: PP, Republicanos e Patriota estão com as portas para o presidente.| Foto: Marcos Corrêa/PR

Pouco mais de um ano após deixar o PSL e sem perspectivas concretas de viabilização do Aliança pelo Brasil, o presidente Jair Bolsonaro tem na mesa propostas para se filiar ao PP, ao Republicanos e até mesmo ao nanico Patriota de olho nas eleições gerais de 2022. O PR também está de olho no presidente e nem mesmo um eventual retorno ao PSL é descartado.

Aliados do presidente da República têm aconselhado Bolsonaro a definir o quanto antes seu rumo político e iniciar um trabalho de base e coeso para as próximas eleições, com o intuito de voltar a fortalecer candidaturas consideradas de direita e/ou conversadoras.

A Gazeta do Povo mostrou que integrantes da bancada bolsonarista na Câmara atribuem a falta de uma unidade partidária, aliada a uma queda da popularidade de Bolsonaro em determinados estratos sociais, como fator que dificultou a eleição de políticos identificados com a pauta da direita conservadora em todo o país.

Apesar disso, a tendência é que Bolsonaro defina isso apenas no início do ano que vem. O presidente da República sinalizou a aliados que ainda não é momento de se falar em uma nova filiação. Ele pretende observar como ficará a divisão de forças no Congresso após o processo de sucessão de Rodrigo Maia (DEM-RJ) na Câmara e de Davi Alcolumbre (DEM-AP) no Senado.

O presidente deixou o PSL em novembro do ano passado, após conflitos com o presidente do partido, Luciano Bivar, por conta do controle do fundo partidário da sigla. Integrantes da chamada ala bolsonarista do PSL queriam ter mais acesso a recursos do fundão, o que foi vetado por Bivar. Assim, Bolsonaro deixou o partido e encabeçou a criação do Aliança pelo Brasil.

Hoje, um ano depois, o Aliança pelo Brasil conseguiu homologar apenas 42 mil assinaturas das 492 mil necessárias para que o partido saia do papel. Sem um apoio claro do presidente, entusiastas do Aliança já falam nos bastidores que as chances de que a sigla seja instituída são diminutas.

Entre os partidos que negociam a filiação de Bolsonaro, PP, Republicanos e Patriota são apontados como favoritos. Membros do Palácio do Planalto, contudo, ressaltam que essa é uma decisão de caráter exclusivo do presidente. E que, como já ocorreu em outros momentos do governo, é possível que Bolsonaro adote um caminho que surpreenda a todos.

Ele, porém, já deixou claro a aliados que busca por uma legenda com boa estrutura partidária, em que tenha liberdade para comandar os rumos da sigla e que também possa abrigar deputados aliados que vem apoiando o seu governo.

Estrutura partidária favorece retorno de Bolsonaro ao PP

Em relação ao PP, dois fatores pesam favoravelmente ao partido. O Partido Progressista foi a sigla pela qual Bolsonaro passou mais tempo na política – 11 anos, entre 2005 e 2016 – e é a legenda que tem o maior capital político eleitoral entre as citadas. Em 2020, o partido teve à disposição R$ 140 milhões para disputar as eleições municipais, por exemplo.

Além disso, quando Bolsonaro deixou o PP, houve um comum acordo entre ele e o presidente da sigla, o senador Ciro Nogueira (PP-AL). Na época, o partido não acreditava em uma candidatura própria a presidente da República e foi por esse motivo que Bolsonaro buscou abrigo em outras agremiações.

Alguns membros do PP já admitem nos bastidores que, após ganhar 682 prefeituras em 2020 (184 a mais que em 2016), é chegado o momento de se disputar uma eleição majoritária para Presidência da República e Bolsonaro seria um nome ideal. Uma disputa majoritária, na visão de alguns caciques, colabora para aumentar o número de cadeiras na Câmara e no Senado. Por outro lado, há receios entre membros da sigla de que o histórico conflituoso de Bolsonaro possa trazer problemas para o partido.

O deputado Fausto Pinato (PP-SP) é um dos maiores críticos de um eventual retorno de Bolsonaro para a sigla. “Ele tem que se enquadrar a uma direita moderada, racional e reformista. O PP não pode ser centro de terapia para olavistas (seguidores do escritor Olavo de Carvalho), pois essa linha já está implodindo o Brasil no exterior”, disse.

Republicanos e Patriota têm ideologia mais alinhada ao bolsonarismo

O Republicanos, do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, é a sigla de preferência do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do presidente da República. Desde o ano passado, o partido tem feito acenos a Bolsonaro e nas eleições de 2020 apoiou nomes indicados pelos filhos do presidente na disputa municipal, como o de Rogéria Bolsonaro, ex-esposa do presidente da República.

Do ponto de vista ideológico, o Republicanos também seria uma sigla que poderia abrigar deputados que racharam o PSL. Entre outras afinidades, a agremiação tem ligação direta com a bancada evangélica, por exemplo. Além disso, a amizade de Bolsonaro com o presidente do partido, o deputado Marcos Pereira (SP), favorece o ingresso de Bolsonaro. Porém, assim como ocorre no PP, o estilo bélico do ex-capitão do Exército também não é bem visto pela base do partido.

Se depender da bancada bolsonarista na Câmara, o Patriota será o próximo partido de Bolsonaro. Aliados do presidente, como o deputado Bibo Nunes (PSL-RS), têm defendido essa alternativa caso o Aliança pelo Brasil não saia do papel. No Patriota, Bolsonaro teria uma liberdade maior que no PP e no Republicanos. Além disso, a legenda é vista como uma boa alternativa para abrigar deputados conservadores e mais alinhados à direita.

Projeto Aliança pelo Brasil ainda está vivo, mas não é consenso

A criação de um partido próprio, o Aliança pelo Brasil, era o plano A de Bolsonaro. Contudo, as dificuldades de mobilização e a possibilidade de a legenda ter pouca estrutura partidária para 2022 desagradam o presidente da República. O partido hoje é defendido basicamente pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e por alguns artífices da sigla, como a advogada Karina Kufa.

O receio de Jair Bolsonaro é que o Aliança seja criado apenas às vésperas das eleições de 2022, o que pode comprometer a sua própria eleição. "Formar o Aliança ou ter um partido verdadeiramente conservador torna-se cada dia mais fundamental, seja para o embate nas casas legislativas, seja para a eleição. Os diferentes grupos e pessoas de direita poderiam estar em maior contato, melhor comunicação e amadurecer para não se enxergarem como adversários nas eleições", defendeu Eduardo Bolsonaro.

Em relação ao PSL, o vice-presidente do partido, o advogado Antonio Rueda, tem buscado a todo custo uma reaproximação com Bolsonaro. Essa ideia desagrada a bancada bolsonarista na Câmara e a própria base política do PSL. Porém, membros do partido já admitem internamente que as eleições de 2020 comprovaram que o PSL depende mais de Bolsonaro do que se imaginava e que um retorno do presidente, agora, torna-se questão de sobrevivência política para 2022.

41 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 41 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • S

    Spartacus

    20/11/2020 14:40:50

    Retificando, PTB

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • S

      Spartacus

      20/11/2020 14:39:33

      Bolsonaro deveria de filiar ao PSB de Roberto Jefferson seu maior defensor e seu estilo onde jamais seria traído

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • K

        Klin

        20/11/2020 12:29:17

        Aquele partido que o filiar, estará morto, mortinho da Silva! Estão disputando uma bela tranqueira. Se merecem....

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • I

          IvoHM

          20/11/2020 10:53:47

          A fauna estava alvoroçada: só cabritas, marrecomínions e traíras nos comentários.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • B

            Bingo Two

            20/11/2020 1:31:43

            O lobista que apostar algum vintém neste cavalo manco, vai perder tudo. A onda de 2018 acabou! As bandeiras corrupção e segurança pública se exauriram e as novas bandeiras, saúde e trabalho, não tem cacife para empunhar o mastro. Governo derrotado por nocaute. Governo está no rigor mortis e logo logo vai começar a feder.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • P

              PARREIRAS RODRIGUES

              19/11/2020 23:38:39

              Os partidos, todos fisiologistas, o assediam movidos simplesmente pela ganância de cargos e liberação de emendas. Só.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • S

                SANDRO

                19/11/2020 20:07:12

                Desse jumento pode se esperar de tudo, inclusive filiação ao PT, se for conveniente a ele e seus filhinhos arrogantes e corruptos. E pensar que votei nessa m...

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                1 Respostas
                • B

                  Bingo Two

                  20/11/2020 1:32:27

                  Tolinho! Bobinho!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • A

                ACIR CARDOZO

                19/11/2020 19:46:19

                "Republicanos e Patriota têm ideologia mais alinhada ao bolsonarismo". Com raras exceções, ideologia, nos partidos políticos brasileiros, fica restrito ao que está escrito no estatuto. Prática?? ZERO !!!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                1 Respostas
                • B

                  Bingo Two

                  20/11/2020 1:32:53

                  Papel aceita tudo, até mentira.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • P

                Paulo Batista Dos Santos

                19/11/2020 19:36:05

                Todos os partidos de direita e centro direita sonham com a filiação do Mito. Espero que ele defina logo seu destino político, pois disto depende o fortalecimento do conservadorismo no Brasil.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                1 Respostas
                • B

                  Bingo Two

                  20/11/2020 1:34:30

                  Conservadorismo no Brasil: só rindo! Te manca tolinho! Aqui não tem conservador, mas sim oportunista. Onde estavam os tais conservadores durante os anos de PT? No bem bom, mamando na exportação e em obras pública da copa/olimpíada! Caia na real.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • P

                Paulo

                19/11/2020 18:08:42

                Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • P

                  PLINIO WALGER

                  19/11/2020 16:56:53

                  Senhor sem nenhuma convicção ideológica, projeto ou proposta política... troca de partido como se troca de roupa... apoia-se apenas no culto à sua personalidade... narcisista e arrogante... mais parece um rei do que um presidente...

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  2 Respostas
                  • B

                    Bingo Two

                    20/11/2020 1:35:16

                    Um presidente b u n d a o!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • C

                    Curitibano

                    19/11/2020 19:44:43

                    E um rei que está nú.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • P

                  PLINIO WALGER

                  19/11/2020 16:56:53

                  Senhor sem nenhuma convicção ideológica, projeto ou proposta política... troca de partido como se troca de roupa... apoia-se apenas no culto à sua personalidade... narcisista e arrogante... mais parece um rei do que um presidente...

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • E

                    Emerson

                    19/11/2020 16:25:35

                    Só se for para eleger inúmeros outros políticos de carona pois a meu ver 2022 aqui no Brasil será 202o para os americanos. É sentar, ter muita paciência e depois festejar a decadência.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • W

                      Walter

                      19/11/2020 16:24:48

                      Difícil escolha. Há partidos com a mesma ideologia, mas nem sempre com os mesmos interesses pelo Brasil. Muita raposa no galinheiro. Quanto à esquerdalha, continuam com narrativas ainda não comprovadas, como se insinuavam no primeiro semestre desse ano que Bolsonaro estava envolvido com a morte de Marielle (racista e miliciano), a questão do uso da cloroquina (genocida) enquanto não há vacina, interferência na PF (queda de Moro), e tantas outras mais... Não cola!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • C

                        Cristiano Quaresma da Silva

                        19/11/2020 16:22:15

                        Não importa o partido #Bolsonaro2022

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        3 Respostas
                        • B

                          Bingo Two

                          20/11/2020 1:36:34

                          Este gosta de passar vergonha! Um dia vai tomar um tapa na cabeça e vai perder a bossa. Tá passando vergonha entre familiares, amigos e estranhos e não sabe!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • P

                          Paulo

                          19/11/2020 17:25:05

                          Fanatismo descabido no mesmo nivel que os appiadores do lula.. por mais que os fatos mostrem que se trata de duas porcarias, o fanatismo doentio e cego continua fazendo vitimas.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • S

                          Sartan

                          19/11/2020 16:27:15

                          O Jim Jones pode fazer o que quiser que seus fanáticos vão atrás

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • L

                        LEONARDO BARBASKI

                        19/11/2020 16:06:13

                        Melhor é o líder do PP falando q o partido não é pra olavetes kkkkk

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • L

                          Luca

                          19/11/2020 15:50:12

                          Bolsonaro vai voltar pro pp, partido aliado do pt, um dos que mais roubou na gestão petista, Bolsonaro é uma farsa tão grande que vai perder até pro psol na próxima eleição

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          1 Respostas
                          • K

                            KINCAS PALITOT

                            19/11/2020 16:39:41

                            Oxente! E LULARÁPIO... acabou?

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • L

                          Luca

                          19/11/2020 15:50:12

                          Bolsonaro vai voltar pro pp, partido aliado do pt, um dos que mais roubou na gestão petista, Bolsonaro é uma farsa tão grande que vai perder até pro psol na próxima eleição

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • W

                            Weber

                            19/11/2020 15:38:58

                            O presidente Bolsonaro está certo, tem que esperar um pouco mais para definir o partido, pois nesses partidos há muitos corruptos e traidores.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            3 Respostas
                            • B

                              Bingo Two

                              20/11/2020 1:38:01

                              Aí meu Deus, que tem bobo neste país. O Bozo, por onde anda, apodrece tudo ao redor. O homem é tão podre que nenhum partido quer ele. E a desestruturação em pessoa.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • P

                              PAULO 1950

                              19/11/2020 18:08:33

                              Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • F

                              Freitas

                              19/11/2020 15:47:53

                              Queiroz? Adriano da Nóbrega? Flávio Bolsonaro? Ricardo Barros? Fernando Bezerra? Rachadinhas? Micheque? rsss Alguma corrupção/corrupto que eu esqueci? >>> SÓ O PT É CORRUPTO? >>> “Nomeado por Ricardo Salles para comandar o Ibama na Bahia, o superintendente Rodrigo Santos Alves cancelou uma multa de 7,5 milhões de reais contra os proprietários de um hotel na Praia do Forte e liberou uma obra considerada danosa para as tartarugas. “Além do cargo de superintendente do Ibama na Bahia, assumido em junho do ano passado por escolha de Salles, Rodrigo Santos Alves é sócio de uma empresa imobiliária, que atua na oferta de imóveis de luxo no litoral.”

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • R

                            Renato Carioca Duarte

                            19/11/2020 15:31:42

                            Bolsonaro precisa de um partido cujos membros sejam conservadores e não oportunistas.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • B

                              Bingo Two

                              20/11/2020 1:38:43

                              Só rindo!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • F

                            Freitas

                            19/11/2020 15:30:25

                            Vão se estrepar, pois Bolsonaro traiu o seu eleitorado. Fez alianças espúrias para salvar sua família LIGADA a milicianos. Disse: ligada. Suas ligações com milicianos x rachadinhas implodiram toda e qualquer tentativa de combate sério à corrupção. Uniu-se à nata dos corruptos para salvar a família e agora é refém do CENTRÃO. Nem os generais agraciados com cargos luxuosos estão aguentando esse traíra.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            3 Respostas
                            • F

                              Freitas

                              19/11/2020 18:36:41

                              KINCAS PALITOT: Tem argumentos? Lógico que não. Então, aprenda a ser educado.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • P

                              Paulo

                              19/11/2020 17:27:36

                              KINCAS PALITOT: Vc cheirou cueca pedreiro p falar tanta **** ?

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • K

                              KINCAS PALITOT

                              19/11/2020 19:51:15

                              Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • H

                            Hugo Dalla Zanna

                            19/11/2020 15:07:39

                            Qualquer desses partidos, inclusive o PSL, terá que se amoldar ao perfil de Bolsonaro e se curvar à sua personalidade. O partido que for mais "maleável" levará a filiação. Não importa qual seja o partido, a "figura" do presidente será o motor de tudo. Partidos, no Brasil, tem pouco significado. "Caciques" ainda são importantes numa disputa eleitoral.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            3 Respostas
                            • B

                              Bingo Two

                              20/11/2020 1:39:25

                              Nenhum partido que este b u n d a o para ferrar meio mundo. Simples.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • A

                              ACIR CARDOZO

                              19/11/2020 19:50:55

                              Enquanto o eleitor brasileiro continuar votando em pessoas, e não em projetos, pouca coisa mudará em nosso País.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • P

                              PAULO 1950

                              19/11/2020 18:09:17