• Carregando...
O secretário nacional de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira.
O secretário nacional de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira.| Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde atualizou na tarde desta segunda-feira (24) a lista dos países em alerta para investigar casos de suspeita de infecção pelo novo coronavírus. Agora, os profissionais de saúde devem tomar mais cuidado com pessoas que apresentem os sintomas de gripe, com histórico de viagem recente às seguintes nações: Austrália, China, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Camboja, Filipinas, Japão, Malásia, Vietnã, Singapura, Tailândia, Itália, Alemanha, França, Irã, Emirados Árabes Unidos.

O Brasil investiga, hoje, quatro casos suspeitos de coronavírus, um do Rio de Janeiro e três de São Paulo, tendo descartado 54 suspeitas. "Hoje podemos dizer que não temos circulação de vírus em território nacional", disse Wanderson Kleber de Oliveira, secretário nacional de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde. Ele alertou, porém, que qualquer pessoa que tenha visitado esses países ou entrado em contato com alguém proveniente desses locais e apresente febre associada a algum sintoma respiratório, iniciado nos últimos 14 dias, não deve ir ao trabalho ou à escola e precisa procurar um posto de saúde.

"As recomendações do Ministério da Saúde para o Brasil continuam as mesmas, nada diferente do que já está sendo adotado. Se você estiver doente, não viaje, não vá à locais públicos e não vá trabalhar", disse Kleber de Oliveira.

Até o momento, não há nenhum medicamento, vitamina, ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo coronavírus. As recomendações de prevenção são:

1. evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
2. realizar lavagem frequente das mãos;
3. utilizar lenço descartável para higiene nasal;
4. cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
5. evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
6. higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
7. não compartilhar objetos de uso pessoal;
8. manter os ambientes bem ventilados.

Até agora, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), foram confirmados 79.407 casos e 2.622 pelo novo coronavírus.

Nesta segunda-feira, a Itália adotou medidas para tentar conter a disseminação do novo coronavírus. O país já registrou sete mortes e 220 casos positivos. Todas as mortes, até agora, são de pessoas idosas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]