i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Relações exteriores

Brasil, Hungria, Polônia e EUA se unem por agenda conservadora internacional

  • Por Leonardo Desideri
  • Brasília
  • 01/03/2020 14:48
Brasil, Hungria, Polônia e EUA se unem para defender agenda conservadora internacional
O presidente brasileiro Jair Bolsonaro com o presidente da Polônia, Andrzej Duda. Os dois países integram um quarteto que defende valores conservadores em âmbito internacional.| Foto: Alan Santos/PR

O Brasil faz parte de um quarteto de países com governos conservadores que está buscando promover uma agenda de direitos humanos que reflita esses valores em âmbito internacional. Junto com Hungria, Polônia e Estados Unidos, o governo brasileiro tenta defender o valor da família, a liberdade religiosa e o direito à vida em foros da Organização das Nações Unidas (ONU) e em reuniões com outros países.

No dia 5 de fevereiro, a Aliança Internacional pela Liberdade Religiosa, iniciativa liderada pelo quarteto, foi lançada em Washington (EUA). O grupo também comanda desde dezembro de 2019 a Parceria pelas Famílias, que, no último dia 15, organizou um evento na Comissão para o Desenvolvimento Social da ONU para debater sobre políticas de apoio às famílias. Além disso, os quatro países atuam juntos e têm papel importante no Processo de Varsóvia, que discute soluções para a pacificação do Oriente Médio.

União conservadora e contra o globalismo

“São quatro países ligados ao conservadorismo e que têm em comum o discurso contrário àquilo que se convencionou chamar de globalismo”, diz o sociólogo Lucas Azambuja, do Ibmec BH. Para o professor, uma das características de todos os países desse quarteto é buscar “se inserir internacionalmente formando alianças para constituir outras arenas de deliberação que não as de organizações internacionais como a ONU”. Todos eles fazem parte de um “movimento contrário ao globalismo, que procura destacar a ideia de soberania nacional e de valores ligados à tradição judaico-cristã”.

O catalisador do vínculo que formou a aliança conservadora foi a sintonia entre o presidente Jair Bolsonaro e os três líderes das outras nações – Viktor Orbán, da Hungria; Andrzej Duda, da Polônia; e Donald Trump, dos Estados Unidos. Além disso, há semelhanças de visão de mundo entre as lideranças de alto escalão de nível ministerial, como o chanceler brasileiro Ernesto Araújo e o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo.

Nas últimas semanas, Araújo teve reuniões bilaterais com chanceleres da Hungria e da Polônia. Em abril, Bolsonaro deve ir à Europa para visitar os dois países, o que deixa mais evidente a força da parceria brasileira com esses governos. O presidente também irá aos Estados Unidos no começo de março, mas somente para uma visita ao estado da Flórida.

Além do Ministério das Relações Exteriores, chefiado por Araújo, outra pasta envolvida de maneira significativa na articulação brasileira com esses países é o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), de Damares Alves. Uma das figuras mais ativas nesse sentido é a secretária da Família do MMFDH, Angela Gandra, que comandou a delegação brasileira no evento sobre políticas de apoio às famílias da Comissão para o Desenvolvimento Social da ONU.

Brasil organizou a Parceria pelas Famílias

A ideia de organizar um grupo internacional de apoio a políticas públicas voltadas às famílias – a Parceria pelas Famílias – partiu do Brasil, por meio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Em um evento sobre assuntos demográficos na Hungria, a proposta começou a se materializar, e o governo brasileiro costurou uma aliança com húngaros, poloneses e norte-americanos que deu origem ao grupo, em dezembro de 2019.

“Procurei o ministro Ernesto para ver se ele gostaria de fazer isso no plano internacional. Depois, procurei a missão [diplomática brasileira] da ONU em Nova York”, explica Angela Gandra, secretária Nacional da Família do MMFDH.

O primeiro evento da Parceria pelas Famílias, no dia 15 de fevereiro, teve palestras de representantes do Brasil, da Hungria, da Polônia, dos Estados Unidos e do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Também participou do evento o diretor da OIT (Organização Internacional do Trabalho), o brasileiro Vinícius Carvalho Pinheiro, já que o equilíbrio trabalho-família era um dos focos das discussões.

Angela falou sobre dois temas considerados centrais pelo MMFDH: o equilíbrio trabalho-família e “a primeira infância a partir da família, considerando primeira infância a concepção”. “A gestação é um momento muito decisivo. São os primeiros momentos relacionais da criança com a sua própria mãe. Queremos considerar a primeira infância a partir desse marco [da concepção]”, afirma a secretária.

Segundo a secretária, os objetivos do grupo são o intercâmbio de políticas públicas voltadas à família, o compartilhamento de material científico para promover políticas públicas a partir de evidências, dar mais voz ao tema da família nos organismos internacionais, promover um “olhar mais fraternal em termos de direitos humanos” na sociedade. A Parceria pelas Famílias pretende realizar eventos periódicos, sempre com participação da sociedade civil.

Angela diz que um dos princípios do grupo é que sua agenda “não vai ser nunca impositiva”. “A gente quer intercambiar valores comuns, mas nunca que nós imponhamos alguma coisa para outro país ou para as famílias”, afirma.

Ela também destaca que a aliança terá “profundo respeito pelas diferenças culturais” e pretende “que as discussões não sejam conceituais, mas de índole prática”.

“Queremos que cada pai e mãe possa ser insubstituível no seu lar e, por outro lado, fazer toda a diferença social que eles possam. Isso só se dá quando há políticas públicas que sustentem essa realidade”, diz ela. “Hoje se fala muito em sustentabilidade, mas não adianta um planeta melhor para quem não se dá bem. Nós queremos, a partir desse enfoque da família, conseguir uma sustentabilidade de relações humanas.”

Por que a aliança conservadora é formada por esses países

Para Angela, a união dos quatro países em dois grupos internacionais importantes para defesas de valores humanos – na Aliança pela Liberdade Religiosa e na Parceria pelas Famílias – é consequência do fato de que “os valores verdadeiros são comunicantes”.

“Há três vertentes de direitos que, desde a Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão, foram mal entendidos e não foram mais tomados em sua plenitude: o direito à vida, o direito da família – a gente perdeu a família como primeira protagonista do mundo social – e a liberdade religiosa”, diz a secretária.

A intenção desse grupo de países, segundo ela, é resgatar o sentido original da Declaração, que se perdeu ao longo do tempo.

O professor Lucas Azambuja identifica um conjunto de três valores coincidentes para que a aliança conservadora se dê justo entre esses quatro países: o nacionalismo, o controle de fronteiras e o resgate da agenda conservadora em temas relacionados principalmente à defesa da família e contra o aborto.

Todos eles têm, em diferentes medidas, uma aversão à agenda globalista e defendem a “ideia de que o governo deve responder mais diretamente à população e menos às chamadas elites internacionais”, diz Azambuja.

O segundo ponto, que tem menos relação com o Brasil, é o da migração, que se reflete em “um discurso de oposição à abertura de fronteiras”. “Aliado ao nacionalismo, há a ideia de que os países devem restringir o processo migratório”, afirma.

O terceiro elemento, segundo Azambuja, é o mais distintivo dos três: o público-alvo do discurso, que adere à agenda conservadora. “É um discurso que se volta muito diretamente ao que a gente pode chamar de classe média baixa”. A maneira de chegar a essa população, segundo o professor, é “construir um discurso que apele a valores tradicionais com que esses segmentos da população se identificam”.

47 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 47 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • W

    Wanderson Oliveira Dutra

    07/03/2020 2:52:45

    Fico animado que temos um governo conservador,mas preocupado com os próximos governantes do país.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • S

      salcutrim

      02/03/2020 20:30:08

      Viva o Brasil. As cosia smudaram. Saimos de um governo corrupto que nao respeitava ninguem e nem tradiçao alguma, com o discurso de ser progressista, mas altamente xenofobico, e intolerante, que se associava as paises violadores das liberdades e direitos das pessoas, para um pais que se associa aos que realmente defendem suas tradiçoes e volta para os valores originais. A declaraçao de direitos humanos foi feita por cristaos numa ecpoa emq ue o comunismo destruia familias e naçoes inteiras e esses esquerdistas querem posar de bom moço hoje querendo dizer que inventaram a roda e os direitos humanos que eles mesmo destroem. Viva o Brasil.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • L

        Lauro Michel

        02/03/2020 18:08:05

        E não são só esses 4 países, tem muitos outros que podem se associar, como Áustria, República Tcheca, Inglaterra, Itália, Austrália, Filipinas, Israel, Japão, Coreia do Sul, Chile, Colômbia, Uruguai e outros que agora não lembro... mas a lista é grande. Nos livrarmos do globalismo, esse movimento neocomunista que quer escravizar as nações, é vital para a sobrevivência, soberania das nações e liberdade individuais do ser humano.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • R

          Renato Carioca Duarte

          02/03/2020 10:15:07

          excelente iniciativa

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • M

            Mauricio Simões

            02/03/2020 6:41:15

            O Brasil só dará um passo decisivo nessa direção quando publicar uma lei que CRIMINALIZE o comunismo.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • S

              Samyr

              02/03/2020 1:22:43

              Show

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • M

                Marçal

                02/03/2020 1:18:05

                Abaixo excelente artigo desta mesma gazeta, autor Filipe Figueiredo, apresentando claramente como os atuais mandatários da Polônia e Hungria estão tirando direitos da sociedade democrática e caminhando para um populismo absolutista de extrema direita fantasiado de Cristão defensor da família. Vendo q o presidente e chanceler brasileiros estão neste time, podemos prever quais pontos teremos que defender da nossa jovem democracia. https://www.google.com.br/amp/s/www.gazetadopovo.com.br/vozes/filipe-Figueiredo/polonia-hungria-e-o-populismo-com-o-dinheiro-dos-outros/amp/

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • J

                  José Airton Gernano da Silva

                  02/03/2020 0:46:29

                  ""Os dados colhidos mostraram que 72% das mulheres sentem que a maternidade poderia ameaçar ou que, pior ainda, já havia ameaçado seu crescimento profissional. Além disso, 83% das entrevistadas já haviam sofrido ou presenciado assédio moral no ambiente de trabalho e 57% entravam nas estatísticas do assédio sexual. E em quase todas (97%), havia o desejo de conhecer melhor as empresas antes de se candidatarem a qualquer vaga de trabalho dentro delas, e assim não terem qualquer problema relacionado à discriminação por serem mulheres." LAMENTÁVEL."

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • J

                    José Airton Gernano da Silva

                    02/03/2020 0:40:19

                    Só velhos babões, que já estragaram a vida de muita gente, e agora posam de defensores da moralidade. Trump, envergonha os norte-americanos verdadeiramente humanos e íntegros; já se envolveu com aliciamentos, traições, falas e atitudes que Deus duvida de tamanha falta de caráter. Esses Bolsonaros, pelo amor de Deus, a ficha corrida deles envergonharia qualquer pai de família de qualquer parte do mundo. Não vou falar dos líderes da Hungria e Polônia por falta de espaço.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    2 Respostas
                    • D

                      Denilson Silva

                      02/03/2020 12:29:11

                      Esquerdista falando de ficha corrida dos outros é uma coisa para lá de ridícula. Que tal dar uma olhada na ficha corrida da cúpula do PT?

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • I

                      IvoHM

                      02/03/2020 11:17:09

                      Oi Gema. Bostejando por aqui também? As famílias Trump e Bolsonaro são, respectivamente, a salvação dos EUA e Brasil do comunismo internacional. Além das mentiras da extrema-imprensa, o quê de palpável você tem para comprovar essas afirmações? Pare de mentir, muié!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • W

                    Willian Cardoso de Souza Jesus

                    02/03/2020 0:31:02

                    Penso que, cada vez mais, países conservadores devem se unir para divulgar e incentivar agendas conservadoras, de maneira a ampliá-la a outros países, que atualmente são governados pela esquerda. A melhor maneira de fazer isso, ao meu ver, é através de um diálogo direto com o cidadão comum, através das redes sociais e de eventos populares, especialmente, através de investimentos na cultura (cinema, música, arte, etc.) e na educação conservadora. No mais, sou tb totalmente a favor de criar um órgão internacional conservador equivalente à ONU. Porém, não pode ser uma mera cópia de direita. É necessário q respeite características conservadoras, especialmente a soberania dos países.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • D

                      Decio mango

                      01/03/2020 23:31:00

                      Perfeito...ou isso ou a a doença mental toma conta

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      2 Respostas
                      • L

                        Lauro Michel

                        02/03/2020 17:41:53

                        Samyr: doentes mentais riem a toa.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • S

                        Samyr

                        02/03/2020 1:21:37

                        Tô rindo até agora

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • M

                      Marcos Gonçalo dos Santos

                      01/03/2020 22:49:07

                      Parabens ministro ERnesto .

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • A

                        All Jr

                        01/03/2020 22:38:49

                        Parabéns pela iniciativa! É necessário se contrapor a internacional comunista: Países com governos conservadores precisam se unir contra as ameaças consubstanciadas não doutrina genocida vermelha e de seus asseclas. Parabéns!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • H

                          Helio Luis Boçoen

                          01/03/2020 22:07:54

                          Uma notícia mostrando que a sabedoria está presente em mais países e tem pessoas preocupadas com o nosso bem maior, a vida.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • F

                            Fernando

                            01/03/2020 21:59:20

                            Por traz de um conservador sempre existe muito medo de mudança, o que é algo completamente contraditório em relação à ideologia capitalista, baseada na evolução científica e nas mudanças culturais que geram novas oportunidades econômicas. Justamente por serem a antítese dos conservadores, os burgueses revolucionaram a humanidade. Idade Média brasileira a toda.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            4 Respostas
                            • L

                              Lauro Michel

                              02/03/2020 17:48:58

                              Esse "Freud" conseguiu demonstrar toda a sua ignorância no assunto. Conservadores são conservadores nos costumes e liberais na economia. Que, a propósito, é a combinação ideal não para somente os conservadores, mas para toda a humanidade, exceto para os comunistas que preferem a ditadura e escravização dos povos. O globalismo é isso, um movimento neocomunista, o qual todo ser humano normal e que preza pela liberdade deve repudiar.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • R

                              Rodrigo Toni

                              01/03/2020 23:44:41

                              Teu texto não passa de manipulação narrativa. Sequer aborda o fundamento das proposições; apenas tenta associar, de forma superficial, o movimento conservador a algo ruim ou retrógrado, para poder descartá-lo sem se quer examiná-lo. É a tática ad hominen, muito usado pela canhotagem.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • D

                              Decio mango

                              01/03/2020 23:25:30

                              QUA QUA QUA ....burgueses..??...de onde saem estes gênios

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • B

                              Baldoino Moutinho de Carvalho

                              01/03/2020 22:27:16

                              Depende do que você entende como mudanças se não for mesmo que você entende de voltar a época medieval.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • A

                            ALVARO JOSE JUNQUEIRA NUNES

                            01/03/2020 21:31:30

                            Finalmente uma iniciativa concreta e clara em seus objetivos. São valores indiscutíveis em questão. Ao contrário do barulho inconsequente dos últimos tempos, em que se procurou estraçalhar as instituições e fatiar a sociedade para obter o poder absoluto.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • B

                              Baulé

                              01/03/2020 21:09:37

                              fundamental reagir, conter e contrapor o ataque sistematico da esquerda contra os fundamentos da vida, da família, e da ligação com Deus! excelente!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              1 Respostas
                              • B

                                Bingo Two

                                02/03/2020 0:17:27

                                Delira. Enquanto o povo se preocupa com a vida, família e Deus, meia dúzia semeia a discórdia, inventa inimigos e se dá bem. Quer prova disto? A igreja evangélica, os donos de empresas bélicas. Tudo o que você fala não procede. O dever do Estado e fomentar valores democráticos e republicanos, coisa que o teu prezidente nunca fez. Se ligue, acorde. O Estado e as pessoas continuam sendo usado em benefício de alguns. Tá lá o Estado do RJ como prova: miserê danado.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • C

                              CSG

                              01/03/2020 21:01:12

                              Fascistas

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              3 Respostas
                              • L

                                Lauro Michel

                                02/03/2020 17:55:03

                                CSG deve significar Como Sou Gado. Esses débeis mentais que falam "fascistas" para qualquer coisa é somente um exemplo de como age o gado esquerdista, vivem repetindo expressões fajutas e desassociadas da realidade que o líder deles lhes inculcam em suas pobres cabecinhas facilmente influenciáveis.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • D

                                Decio mango

                                01/03/2020 23:29:58

                                Como vc não deve saber o que e fascista...mas fala por que tem boca....como todo comuna amestrado só sabe o que a cantilena do idiotario dos doentes mentais lhe ensinou da nisso...e usa da mentira como forma de puder da nisso.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • H

                                Henrique Sá Brito

                                01/03/2020 22:05:37

                                **** !

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • P

                              Paulo H.

                              01/03/2020 20:37:19

                              Excelente notícia. Agora é preciso cuidar e regar para que a boa semente germine em sua pureza, sem enxertos indevidos, a fim de que dê os bons frutos que dela se esperam.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              1 Respostas
                              • B

                                Bingo Two

                                02/03/2020 0:18:05

                                Nossa, que **** .

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • B

                              Bingo Two

                              01/03/2020 20:36:21

                              Estes conservadores querem o teu cérebro, para poder pegar o teu dinheiro e te explorar até o último suspiro. Sem do, nem piedade.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              3 Respostas
                              • L

                                Lauro Michel

                                02/03/2020 17:58:57

                                Terrivelmente burro. Esse sujeito em poucas palavras conseguiu demonstrar sua imensa burrice sem ter a mínima noção do que é conservadorismo.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • I

                                IvoHM

                                02/03/2020 11:19:58

                                Mentirosamente: Acuse-os do que você faz, xingue-os do que você é (Lenin).

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • B

                                Baldoino Moutinho de Carvalho

                                01/03/2020 22:31:47

                                O que você tem em termos de conforto talvez não saiba ainda se deve ao pouco de capitalismo que restou nesse país.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • B

                              Bingo Two

                              01/03/2020 20:31:41

                              Conservadora para os mesmos continuarem mamando no Estado e as custas do povo! Para isto serve o conservadorismo: enquanto o povo se preocupa com o tal moralismo, o grande empresariado e os políticos de sempre se preocupam em se dar bem. Prova disto e a FIESP, igreja evangélica, dono da Havan. Aliás, o dono da Havan se dá bem, enquanto os fui violaríeis vestem a camiseta dele. Pode ir.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              2 Respostas
                              • I

                                IvoHM

                                02/03/2020 11:21:03

                                Mentirosamente: Acuse-os do que você faz, xingue-os do que você é (Lenin).

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • B

                                Baldoino Moutinho de Carvalho

                                01/03/2020 22:38:23

                                Experimente tomar para ti a responsabilidade de criar empregos e pagar altíssimos impostos e não ter os mesmos retornando para o bem de todos ,mas se não tens a competência para tanto, aprenda a reconhecer o valor do trabalho dos outros.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • D

                              DENISSON HONORIO DA SILVA

                              01/03/2020 20:15:32

                              Estes paises estão certos em proporcionar um forum de discussão à parte da ONU. Ela comporta-se dubiamente, uma vez que assume posições que são contra às nossas heranças judaico-cristãs. O aborto é a principal delas. As ideologias feministas/esquerdistas protaganizaram este embate. A desagregação familiar pelas drogas também é fator relevante, junto com direitos humanos que se situam entre a permissividade para o crime e o discurso do politicamente correto. Creio que se estivessemos em plena epoca da revolução francesa, estes orgãos se calariam ao jacobinismo e a eliminação de toda e qualquer realeza européia, na desculpa que os plebeus deveriam ter suas vozes respeitadas,

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • F

                                FERNANDO BITTENCOURT VARGAS

                                01/03/2020 19:59:20

                                Não são conservadores... de instituições. Não são democratas. Não são liberais. Não respeitam a constituição. Não observam o decoro do cargo. Não respeitam o estado de direito. São autoritários e autocratas. São líderes populistas nacionalistas messiânicos, preconceituosos, e truculentos. Eu poderia estar falando isso também de Putin ou Kim-Jong-Un. A moderação e o papel diplomático histórico do Brasil fazem falta. O extremismo é ruim para imagem internacional do país.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                2 Respostas
                                • I

                                  IvoHM

                                  02/03/2020 11:23:30

                                  Conversinha de liberal isentão, a new isentoleft. Via sensata. Prudência e sofisticação. Dar as costas aos extremismos. Cê curte?

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • B

                                  Bingo Two

                                  01/03/2020 20:32:47

                                  Execelente comentário! Parabéns!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • C

                                Cecília

                                01/03/2020 19:27:20

                                Vamos fazer todo o possível para que esta agenda prospere e englobe mais Países do mundo.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • B

                                  Bingo Two

                                  01/03/2020 20:34:12

                                  Caia na real dona Cecília! Durante 30 anos o povo reelegeu as mesmas famílias. Em 2018 o povo começou a bater no peito, dizendo que virou conservador. Era o que antes? Caia na real!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • J

                                Jorge Dias

                                01/03/2020 19:10:54

                                Ótima notícia.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • F

                                  FERNANDO LUIZ POZZOBON

                                  01/03/2020 18:36:59

                                  Que notícia boa. Que prospere...

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  Fim dos comentários.