Desmanche do PT coincidiu com o desmanche do próprio Lula, condenado pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro na Lava Jato.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.| Foto: Ricardo Stuckert/Fotos Públicas

Um levantamento realizado pelo Paraná Pesquisas perguntou aos entrevistados “Se Lula fosse Presidente do Brasil atualmente, em sua opinião, o Brasil estaria melhor pior ou igual ao que está hoje?”, quase metade (43,7%) respondeu que o país estaria pior.

Os que acreditam que se o Brasil estaria melhor se fosse comandado pelo petista somam 28,2%. Já os que dizem que seria igual ao governo Bolsonaro são 21,4%. Os que não sabem ou não opinaram são 6,7%. Entre as regiões, a maior rejeição foi registrada no Sul, 47,2% disseram que o país estaria pior com Lula no poder; seguido das regiões Norte e Centro-Oeste (46,8%); Sudeste (45,0%) e Nordeste (38,0%).

No Nordeste também foi registrado o índice mais positivo, 36,4% acreditam que o Brasil estaria melhor neste momento se fosse presidido por Lula. Foram entrevistados 2.002 eleitores, por telefone, em 26 Estados e Distrito Federal e em 204 municípios brasileiros durante os dias 22 a 26 de janeiro de 2.021.