Amostras para testes do coronavírus.
Identificada inicialmente na Índia em outubro de 2020, a variante Delta já se espalhou por 124 países, segundo a OMS| Foto: Jose Fernando Ogura

A variante Delta, umas das cepas mais transmissíveis da Covid-19, tem avançado com rapidez no estado do Rio de Janeiro. De acordo com dados divulgados pela Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde (Svaps), da Secretaria de Estado de Saúde (SES), entre junho e julho, ela já representa 26,09% do total de casos confirmados. Na capital fluminense a Delta já responde por 45% das amostras analisadas. Os dados foram confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Das 368 amostras colhidas em todo o estado analisadas na última rodada, 66,58% eram da variante gama, antes chamada de P.1, surgida no Brasil, e 26,09% da variante delta, a B.1.617.2. Na rodada de análises anterior, divulgada no dia 20 de julho e que sequenciou o genoma de 379 amostras coletadas em junho, os resultados apontaram para 78,36% da variante gama e 16,62% da Delta. “Dessa forma, é possível afirmar que a variante delta está em circulação no estado do Rio de Janeiro, com tendência de aumento e conversão para se tornar a mais frequente, substituindo a variante gama”, informou a Secretaria de Saúde. Com informações da Agência Brasil.