Luiz Fux e Augusto Aras no STF
O presidente do STF, ministro Luiz Fux, após audiência nesta sexta (6) com o procurador-geral da República, Augusto Aras, no STF| Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, se reuniu por 50 minutos, no início da tarde desta sexta-feira (6), com o procurador-geral da República, Augusto Aras. Após o encontro, em nota, o ministro divulgou nota para afirmar que, "considerando o contexto atual", convidou o procurador para "conversar sobre as relações entre o Judiciário e o Ministério Público".

"Ambos reconheceram a importância do diálogo permanente entre as duas instituições", disse nota divulgada pela assessoria de Fux.

Também em nota, a PGR reiterou a necessidade de manter o diálogo entre as duas instituições para "aperfeiçoar o sistema de Justiça a serviço da democracia e da República".

Nesta quinta-feira (5), após novas ofensas de Bolsonaro aos ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes, Fux disse que a conduta de Bolsonaro atinge a Corte por inteiro. Depois anunciou o cancelamento de uma reunião que faria entre os chefes de todos os Poderes.

Assim como já havia sinalizado na última segunda, deixou mais claro o rompimento do diálogo com Bolsonaro. "O pressuposto do diálogo entre os Poderes é o respeito mútuo entre as instituições e seus integrantes", disse.

Desde que a tensão entre Bolsonaro e o STF se agravou, Aras tem sido pressionado a avançar com as investigações abertas contra o presidente que tramitam na Corte.