• 27/11/2020 10:52
Análise

Agricultura acha praga inexistente no Brasil em pacotes com sementes enviadas pelos Correios

  • 27/11/2020 10:52
  • PorGazeta do Povo
    Sementes recebidas em pacotes suspeitas foram analisadas
    Sementes recebidas em pacotes suspeitas foram analisadas| Foto: Divulgação/Mapa

    O Ministério da Agricultura afirma que parte de amostras de sementes enviadas ao Brasil pelos Correios, sem serem solicitadas, possuem mais de uma praga em seu conteúdo. A pasta analisou 36 amostras de pacotes de sementes. Do total, 47% das amostras apresentaram risco fitossanitário, diz a pasta. Uma das amostras continha Myosoton aquaticum, praga ausente no Brasil e com potencial para ser considerada quarentenária. Além disso, há potencial risco de estabelecimento no país e de causar danos fitossanitários, por ser resistente a herbicidas e de difícil controle.

    Por outro lado, a Agricultura diz que a introdução dessa planta daninha no país pode ter impacto econômico negativo. Em comunicado, o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas, Carlos Goulart, afirma que "após análises laboratoriais, pode-se avaliar que a introdução de material propagação (sementes ou mudas), mesmo em pequenas quantidades, sem atender aos requisitos fitossanitários e de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, coloca em risco a agricultura brasileira".

    Comentários [ 0 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.