O presidente Jair Bolsonaro.
O presidente Jair Bolsonaro.| Foto: Alan Santos

A Advocacia Geral da União (AGU) pediu o trancamento sem a análise do mérito da ação que cobra do presidente Jair Bolsonaro provas sobre fraude nas eleições de 2018. As informações são do blog de Fausto Macedo, no Estadão. A AGU defende no judiciário os interesses no Planalto.

Em março de 2020, Bolsonaro afirmou que teria provas de que o pleito eleitoral de 2018 teve fraudes. O presidente afirmou: “minha campanha, eu acredito pelas provas que tenho em minhas mãos, e vou mostrar brevemente, eu fui eleito em primeiro turno mas, no meu entender, teve fraude".

A ação foi aberta na Justiça Federal de São Paulo a pedido da Associação Livres, movimento de renovação política formado por dissidentes do PSL, antigo partido do presidente. No documento, a AGU alega que a associação não tem legitimidade para propor a ação civil pública e que já existe outro processo, na 4ª Vara Federal do Ceará, para tratar do mesmo tema. Pela lei, ações com o mesmo objeto não podem tramitar em separado, sob o risco de serem encerradas com decisões conflitantes.