Aguinaldo Ribeiro tinha o apoio pessoal de Rodrigo Maia e do PT, mas retirou a candidatura para presidente da Câmara.
Aguinaldo Ribeiro tinha o apoio pessoal de Rodrigo Maia e do PT, mas retirou a candidatura para presidente da Câmara.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) à presidência da Câmara foi sacramentada após a "desistência" do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), que disputava com o emedebista o apoio do grupo político de Rodrigo Maia. "Abri mão da pré-candidatura para que o Brasil dê um passo à frente. Dei um passo atrás para consolidar candidatura de Baleia Rossi", disse Ribeiro, que estava presente no anúncio oficial da candidatura do bloco nesta quarta-feira (23).

Maia, que chamou Ribeiro de "meu grande amigo na Câmara", disse que seu gesto "tirou o peso que tinha para decidir entre dois amigos". O deputado do PP sempre foi o favorito de Maia para sucedê-lo e contava ainda com o apoio da bancada petista, a maior da Câmara com 54 deputados. No fim, a costura política entre 11 partidos acabou por excluí-lo — deputados do MDB ameaçavam apoiar Arthur Lira (PP-AL) caso o candidato do partido não fosse o escolhido pelo bloco.

"Agradeço à esquerda e apoio do PT para construir unidade com um espírito de unidade e fortalecimento. Não é disputa entre pessoas, é a busca do bem para o país. Agradeço [também] aos líderes do PSL por terem me abraçado", disse Ribeiro ao desejar boa sorte e confirmar apoio à candidatura de Baleia.