Alcântara
Empresas poderão lançar foguetes a partir da Base Espacial de Alcântara, no Maranhão.| Foto: Warley de Andrade/TV Brasil

A Aeronáutica anunciou nesta quarta-feira (28) as primeiras empresas selecionadas no programa de parceria público-privada para compartilhar as instalações da base de lançamentos do Centro Espacial de Alcântara, no Maranhão. São elas, a canadense C6 Launch e as americanas Hyperion, Orion AST e Virgin Orbit. A escolha das companhias foi definida por edital elaborado pela Agência Espacial Brasileira, autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

O Centro Espacial de Alcântara é considerado um dos melhores locais do mundo para lançamentos orbitais pelo posicionamento geográfico, próximo à linha do Equador e que permite um menor gasto de combustível.

Com a assinatura dos acordos, uma das prioridades deve ser o lançamento de nanossatélites, equipamentos pequenos, do tamanho de uma caixa de sapatos, mas que têm alta tecnologia embarcada e podem apoiar diversos tipos de monitoramento, atraindo a exploração comercial da atividade espacial. O mercado de veículos lançadores deverá movimentar algo em torno de US$ 20 bilhões até 2030. As estimativas apontam que, até 2040, a economia espacial atinja o valor de US$ 1 trilhão.