Arthur do Val
Arthur do Val, ex-deputado estadual por São Paulo, teve o mandato cassado por unanimidade.| Foto: Reprodução Youtube

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou nesta terça-feira (17) a cassação do mandato do ex-deputado estadual Arthur do Val (União Brasil). A decisão foi por unanimidade, 73 deputados votaram, todos pela cassação. A Alesp conta com 94 deputados estaduais e para ter o mandato cassado eram necessários 48 votos. Apesar de ter renunciado ao cargo em abril, do Val perderá os direitos políticos por oito anos. A defesa do parlamentar deve recorrer da decisão.

Arthur do Val, também conhecido como "Mamãe Falei" e membro do Movimento Brasil Livre (MBL), foi cassado após o vazamento de uma série de áudios enviados por ele em um grupo de WhatsApp. Nas mensagens, o ex-deputado afirmava que as refugiadas ucranianas são "fáceis porque são pobres".

"Só vou falar uma coisa para vocês: acabei de cruzar a fronteia a pé aqui, da Ucrânia com a Eslováquia. Eu juro, nunca na minha vida vi nada parecido em termos de 'mina' bonita. A fila das refugiadas… Imagina uma fila sei lá, de 200 metros, só deusa. Sem noção, inacreditável, fora de série. Se pegar a fila da melhor balada do Brasil, na melhor época do ano, não chega aos pés da fila de refugiados aqui", diz um trecho do áudio.

Após a divulgação dos áudios, o Conselho de Ética da Alesp recebeu 21 representações contra do Val. "Sem o mandato, os deputados agora serão obrigados a discutir apenas os meus direitos políticos e vai ficar claro que eles querem na verdade é me tirar das próximas eleições", disse do Val em nota ao renunciar ao cargo.