O senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) pede que TCU siga investigando a empresa VTCLog, alvo da CPI da Covid.
O senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) pede que TCU siga investigando a empresa VTCLog, alvo da CPI da Covid.| Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado.

O senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) solicitou ao Tribunal de Contas da União (TCU) a retomada da investigação da empresa VTCLog por indícios de fraude, corrupção e irregularidades em contratos firmados com o Ministério da Saúde. A petição, protocolada na terça-feira (15), é uma resposta ao despacho do relator, ministro Benjamin Zymler, que negou a realização de oitiva da empresa.

Durante o andamento da CPI da Covid, em julho do ano passado, Vieira e a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) entraram com uma representação na Corte de contas contra a empresa por suspeita de pagamento de propina a servidores ligados ao Ministério da Saúde. Em setembro, o ministro determinou que a pasta suspendesse o aditivo de um contrato com a VTCLog por suspeita de fraude aos cofres públicos. Na época, Zymler acatou a ação de Vieira e Eliziane.

No entanto, o ministro indeferiu o pedido de oitiva de representantes da VTCLog por considerar que as falhas tratadas na representação dizem respeito à execução contratual, não sendo considerada uma fraude à licitação. Já o senador defende que a investigação deve ser aprofundada.

"Muitos outros indícios de irregularidades são indicados pela competente Auditoria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, a exemplo da cobrança pela VTCLOG de voos em aeronaves fretadas, quando, de fato, parte desses voos teria sido realizada pela Força Aérea Brasileira e por empresas áreas a custo zero, indícios esses de superfaturamento", afirmou Vieira na petição.