O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) é membro suplente da CPI da Covid
O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE).| Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O senador Alessandro Vieira (Cidadania - SE) protocolou neste sábado (4) um novo pedido para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a distribuição das emendas de relator, chamadas de orçamento "secreto" ou "paralelo". O requerimento do senador ocorre após a publicação de um reportagem pela revista Crusoé, que mostra o deputado Josimar Maranhãozinho (PL-MA) manuseando maços de dinheiro que teria sido desviado de emendas parlamentares, segundo a Polícia Federal.

Em novembro, outro pedido para abertura de uma comissão sobre o mesmo tema já havia sido feito. Agora, o senador pede "urgência" para análise do tema e recolhimento de assinaturas para viabilizar a CPI. "Vamos ajustar o requerimento e colher com urgência as assinaturas para a CPI do Orçamento Secreto. As novas informações confirmam a gravidade dos fatos. É dinheiro público perdido para a corrupção e a falta de transparência", disse Alessandro Vieira no Twitter, nesta sexta-feira (3).

O parlamentar solicita que a CPI investigue a "distribuição e execução de verbas orçamentárias constantes do indicador de resultado primário (RP) n° 9 (despesa discricionária decorrente de emenda de relator-geral, exceto recomposição e correção de erros e omissões) relativas aos exercícios de 2020 e 2021, em menoscabo dos princípios constitucionais da legalidade, moralidade, eficiência, transparência e impessoalidade". São necessárias 27 assinaturas para a instalação da comissão.