oswaldo-eustaquio
Oswaldo Eustáquio teve prisão decretada| Foto: Reprodução/Instagram

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou a prisão preventiva do jornalista Oswaldo Eustáquio. A medida adotada nesta sexta-feira (18) ocorreu após Eustáquio descumprir medidas impostas pelo Supremo depois de passar para a prisão domiciliar. O deslocamento do jornalista da casa até o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos foi flagrado pelo monitoramento eletrônico. Eustáquio é investigado no inquérito dos atos antidemocráticos aberto em junho pelo STF.

Na decisão, Moraes aponta que as medidas alternativas não estão sendo cumpridas. “Após sucessivas oportunidades concedidas ao investigado, ele continuou a insistir na prática dos mesmos atos que lhe foram anteriormente vedados por expressa determinação da Justiça, situação que revela a inutilidade das medidas cautelares impostas, bem como a própria ineficácia da prisão domiciliar, haja vista que Oswaldo Eustáquio Filho, ao invés de permanecer no interior da sua residência cumprindo o que lhe fora determinado, continuou circulando livremente além do limite permitido”, escreveu.

No fim de junho, entretanto, Eustáquio chegou a ser alvo de prisão temporária no mesmo inquérito após ser flagrado em Ponta Porã (MS), fronteira com o Paraguai. Depois, teve a prisão domiciliar decretada após deixar Brasília e ir a São Paulo, sem autorização, e publicar nas redes sociais contra o candidato à prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (Psol).