Amazonia 1
Miniatura do Amazonia 1, o primeiro satélite desenvolvido integralmente pelos cientistas brasileiros que vai entrar em órbita neste domingo.| Foto: Herivelto Batista/ASCOM-MCTIC

A Agência Espacial Brasileira (AEB) está em contagem regressiva para o lançamento do satélite Amazonia 1, que ocorre na madrugada deste domingo (28). O satélite com produção e operação totalmente nacional será enviado ao espaço com uma missão específica: acompanhar de perto a região amazônica. O lançamento é parte da Missão Amazonia que, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), tem por objetivo monitorar áreas desmatadas, agrícolas, além de desastres ambientais.

"O Amazonia 1 é um satélite de sensoriamento remoto óptico que vai dar autonomia para o Brasil de monitorar melhor os seus diversos biomas, os seus mares, todos os alvos de interesses que nós temos, porque é um satélite que estará sob domínio completo do Brasil", explicou o presidente da AEB, Carlos Moura, que está na Índia para acompanhar o lançamento.

O satélite Amazonia 1 será enviado ao espaço pela Agência Espacial Indiana, em Sriharikota, às 1h54, no horário de Brasília. O lançamento será transmitido ao vivo pela Agência Brasil e pela TV Brasil. O primeiro satélite 100% brasileiro ficará em órbita com uma altitude média de 752 km acima da superfície da Terra. As informações são da Agência Brasil.