Augusto Aras foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para mais um mandato no comando da PGR.
Augusto Aras foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para mais um mandato no comando da PGR.| Foto: José Cruz/Agência Brasil

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) lamentou, em nota, que a lista tríplice para a escolha do Procurador-Geral da República (PGR) tenha sido ignorada pelo presidente Jair Bolsonaro. Nesta terça-feira (20), Bolsonaro anunciou a recondução do atual procurador-geral da República, Augusto Aras, para um novo mandato à frente do MPF. A decisão ainda deve passar pelo Senado.

Os procuradores afirmam que “a formação da lista tríplice assegura transparência a um processo que culmina com a escolha política exercida pelo Presidente da República”. A subprocuradora-geral da República, Luiza Frischeisen, foi a mais votada por seus pares. Também formavam a lista entregue ao presidente Mario Bonsaglia e Nicolao Dino que ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

“O não atendimento da lista enfraquece o anseio pela independência do Ministério Público Federal (MPF) e fragiliza a posição da instituição no exercício de seu papel. A recusa na adoção de uma prática consolidada pelos chefes do Poder Executivo entre 2003 e 2017 representa a quebra de um procedimento que está perfeitamente alinhado à Constituição e ao desejo da sociedade brasileira por um Ministério Público combativo e comprometido com a ordem jurídica e com a democracia”, diz a nota.

A ANPR afirma ainda que vai “lutar” pela inclusão da lista tríplice para PGR na Constituição pelo Congresso Nacional.