A empresa de planos de saúde Prevent Senior é alvo  também do MP-SP e da CPI da Covid.
A empresa de planos de saúde Prevent Senior é alvo também do MP-SP e da CPI da Covid.| Foto: Divulgação/Prevent Senior.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou nesta quarta-feira (13) a instauração do regime especial de direção técnica na operadora Prevent Senior. A medida da ANS prevê que um agente acompanhará procedimentos da empresa para identificar ações que coloquem em risco a continuidade e a qualidade da assistência prestada aos usuários dos planos.

Em nota, a agência informou que a decisão foi tomada em reunião da diretoria colegiada. "É importante esclarecer que não se trata de uma intervenção, pois a ANS não interfere na gestão da operadora, mas de um acompanhamento com análises permanentes de informações e definição de metas a serem cumpridas pela operadora", diz o comunicado.

Em um dossiê entregue à CPI da Covid e em depoimentos, médicos que trabalhavam para a operadora relataram que medicamentos ineficazes contra a Covid-19, como ivermectina e hidroxicloroquina, eram ministrados sem comunicação aos pacientes. Segundo a ANS, já foram lavrados dois autos de infração para a Prevent Senior: um por falta de comunicação aos beneficiários sobre o uso dos medicamentos e outro por cerceamento à atividade do prestador de serviços. Com informações da Agência Brasil.