A Anvisa afirma que ainda aguarda o cumprimento das exigências técnicas mas que, até lá, os dados apresentados pela Pfizer continuam em avaliação, mas os prazos para a decisão final permanecem suspensos.
A Anvisa afirma que ainda aguarda o cumprimento das exigências técnicas mas que, até lá, os dados apresentados pela Pfizer continuam em avaliação, mas os prazos para a decisão final permanecem suspensos.| Foto: EFE/EPA/ETIENNE LAURENT

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirmou na quinta-feira (2) que aguarda dados da farmacêutica Pfizer para seguir com a avaliação da vacinação para crianças entre 5 e 11 anos de idade no Brasil. De acordo com nota da agência reguladora, o processo de ampliação da imunização para essa faixa etária entrou em análise no dia 16 de novembro, conforme a urgência que o caso requer, e no dia 23 de novembro a área técnica do órgão avaliou dados do relatório público da autoridade americana Food and Drug Admistration (FDA) e outras informações apresentadas pela empresa.

Após as primeiras análises, a Anvisa emitiu novas solicitações ao laboratório, como dados de eficácia e segurança da vacina contra a variante Delta e informações sobre o risco de miocardite/pericardite para crianças de 5 a 12 anos, incluindo comparações com outras faixas etárias e por sexo.

A Anvisa afirma que ainda aguarda o cumprimento das exigências técnicas mas que, até lá, os dados apresentados pela Pfizer continuam em avaliação, mas os prazos para a decisão final permanecem suspensos até que a empresa entregue as informações solicitadas. “É importante contextualizar que as análises técnicas realizadas pelas diversas autoridades consideram a realidade dos seus países, em especial as características da população e as estratégias para o monitoramento das reações adversas. A Anvisa continua comprometida e adotando o seu rigor técnico para fins de comprovação da qualidade, eficácia e segurança das vacinas aplicadas no Brasil”, diz o órgão.

Especialistas de diferentes associações médicas devem se reunir nesta sexta-feira (3) com representantes da Anvisa para participar das discussões técnicas sobre o uso da vacina contra Covid-19 em crianças.

No início do mês, a Pfizer afirmou que pretende enviar à Anvisa um pedido de autorização para vacinar as crianças entre seis meses e cinco anos de idade contra a Covid-19 no país.