Vacina da Janssen
Vacina da Janssen contra a Covid-19: na lista de seguras e confiáveis da OMS| Foto: AFP

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira (31), por unanimidade, o uso emergencial da vacina contra Covid-19 da Janssen, braço de saúde da multinacional Johnson & Johnson. O imunizante é aplicado em dose única, um diferencial entre as principais vacinas contra a Covid aprovadas no mundo. Os diretores da agência disseram que a vacina da Janssen é segura, protege contra casos graves da doença e eficaz com uma única dose.

O Ministério da Saúde assinou contrato com a Janssen para receber 38 milhões de doses em 2021 — 16,9 milhões de doses no terceiro trimestre e mais 21,1 milhões de doses no quarto trimestre deste ano.

A análise do pedido na Anvisa, recebido no último dia 24, levou sete dias. A Janssen se junta agora às vacinas da Coronavac, que também tem autorização para uso emergencial no Brasil, e da Pfizer e da Oxford/AstraZeneca, que têm o registro definitivo para sua aplicação. A Anvisa analisou nesta quarta-feira ainda um pedido do Ministério da Saúde para importar a vacina Covaxin, produzida pelo laboratório indiano Bharat Biotech.