Anvisa se reúne com representantes da AstraZeneca para discutir uso emergencial de vacina
Vacina do laboratório AstraZeneca junto com a Universidade de Oxford tem eficácia de 90% no regime de meia dose seguida de uma dose completa| Foto: AFP

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se reuniu nesta quarta-feira (30) com representantes da AstraZeneca no Brasil para discutir previsão de pedido de uso emergencial da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica em parceria com a Universidade de Oxford. O imunizante, que recebeu autorização para uso emergencial no Reino Unido nesta quarta-feira, é a principal aposta do governo brasileiro para vacinação da população.

Na reunião, ficou definido que o pedido de autorização para uso emergencial da vacina será feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que é o laboratório parceiro da farmacêutica no país – a Fiocruz deve pedir o registro à agência na próxima semana. O governo brasileiro investiu R$ 1,9 bilhão para compra, processamento e distribuição de 100 milhões de doses do imunizante. Com duas doses completas, sua eficácia foi de 62%. Já no regime de meia dose seguida de uma dose completa, foi de 90%.

Até o momento, a Anvisa já participou de 48 reuniões com laboratórios com o intuito de dar orientações e fazer o acompanhamento dos imunizantes em desenvolvimento.