reunião Anvisa
Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu registro definitivo à vacina da Pfizer/Biontech. O comunicado foi emitido pela própria agência nesta terça-feira (23). O imunizante é o primeiro a obter o registro sanitário definitivo no Brasil. No entanto, atualmente, as doses aplicadas no país são da Oxford/AstraZeneca e Coronavac, que possuem autorização apenas de uso emergencial.

Em nota, a Anvisa afirma que a vacina "teve sua segurança, qualidade e eficácia, aferidas e atestadas pela equipe técnica de servidores da Anvisa". No texto, a agência reguladora ainda diz que entre as autoridades de referência pela Organização Pan-Americana da Saúde OPAS) é a primeira a conceder o registro de uma vacina Covid-19, com sete locais de fabricação certificados".

A vacina da Pfizer chegou a ter 70 milhões de doses oferecidas ao governo federal para entrega em dezembro, porém a compra foi recusada pelo Ministério da Saúde em razão de "cláusulas leoninas e abusivas" apresentadas pela empresa.