Doses retidas da Coronavac foram envasadas na China em laboratório não inspecionado pela Anvisa
Doses retidas da Coronavac foram envasadas na China em laboratório não inspecionado pela Anvisa| Foto: Governo do Estado de São Paulo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) manteve retidas as 12 milhões de doses da vacina Coronavac. Segundo o órgão, a medida é cautelar e ocorreu porque os lotes foram envasados em uma unidade da empresa chinesa Sinovac, parceira do Instituto Butantan, que não passou por inspeção ou análise da agência.

Neste sábado (11), o instituto Butantan, responsável pelo imunizante no Brasil, afirmou que a Anvisa não aceitou os documentos disponibilizados pelo órgão sanitário chinês para liberar os lotes da vacina. "O imunizante foi produzido no mesmo parque fabril da Sinovac que, neste momento, atende a própria China e Indonésia", informou o Butantan.

De acordo com a Anvisa, a medida ocorreu porque a fábrica que envasou as 12 milhões de doses não tinha sido avaliada e aprovada previamente pelo órgão na avaliação de uso emergencial da vacina. A agência alegou ainda que a medida é temporária e ocorre por precaução, "até que seja possível verificar se a unidade onde ocorreu o envase das doses atende às exigências atuais".