Anvisa
Anvisa afirmou que Brasil não está incluído na lista de países que receberam produtos contaminados da marca Kinder e que segue monitorando o caso.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

A Anvisa recebeu um alerta internacional divulgado pela Rede Internacional de Autoridades de Segurança Alimentar (Infosan) sobre o surto da bactéria Salmonella Typhimurium em chocolates da marca Kinder na Europa. De acordo com o comunicado, o Brasil não está incluído na lista de países para os quais o produto foi distribuído.

A agência brasileira informou na quarta-feira (13) que está monitorando as informações das autoridades na Europa sobre os casos de infecção por Salmonella Typhimurium associados ao consumo de chocolates da empresa Ferrero fabricados na Bélgica e distribuídos para diferentes países. “Os representantes da empresa Ferrero no Brasil enviaram comunicado oficial à Anvisa, no qual informaram que a contaminação por Salmonella aconteceu na fábrica em Arlon, na Bélgica, e que as operações naquela planta fabril haviam sido suspensas”, diz a Anvisa.

No comunicado, a empresa afirma que iniciou recolhimento dos produtos, que foram fabricados na Bélgica, em todos os países de destino, e que a contaminação não atinge os produtos comercializados no Brasil. A Anvisa afirmou que segue o monitoramento do caso junto a empresa e acompanha as informações veiculadas por outras autoridades internacionais.

Como medida preventiva, a agência reguladora brasileira recomenda aos consumidores do país que possuam ou pretendam adquirir chocolates da marca Kinder, que verifiquem no rótulo os dados do fabricante do produto, especialmente dos produtos abaixo relacionados.

Os produtos objeto de recolhimento internacional são os fabricados por: Ferrero Ardennes S.A - Rue Pietro Ferrero, 5 Arlon 6700 Belgium. Os chocolates Kinder produzidos nessa fábrica são:

Kinder Surprise Maxi 100 g
Kinder Surprise 1 x 20 g
Kinder Surprise 3 x 20 g (60 g)
Kinder Surprise 4 x 20 g (80 g)
Kinder Schokobons WHITE 200 g
Kinder Schokobons 200 g
Kinder Schokobons 125 g
Kinder Schokobons 300 g
Kinder Mix Peluche 133 g
Kinder Mix Advent Calendar 127 g
Kinder Mini Eggs Hazelnut 100 g
Kinder Mini Eggs Mix 250 g
Kinder Happy Moments 162 g