Anvisa aprovou uso de medicamentos
Anvisa aprovou uso de medicamentos| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta sexta-feira (12) a autorização do uso do medicamento antiviral remdesivir para o tratamento da Covid-19. A agência reguladora já havia autorizado no fim de junho de 2020 o estudo com o medicamento em 105 pacientes hospitalizados com pneumonia grave causada pelo novo coronavírus. A autorização foi solicitada pela empresa PPD Pesquisa Clínica.

O remdesivir tinha permissão para ser utilizado na Europa e nos Estados Unidos desde o ano passado para o tratamento do coronavírus, embora a Organização Mundial da Saúde (OMS) tivesse alertado para a falta de pesquisas e estudos que comprovassem a eficácia contra a Covid-19.

Nesta sexta a Anvisa também concedeu o registro definitivo da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford/AstraZeneca e a autorização da fabricação no Brasil, realizada pela Fiocruz. A vacina ganhou a permissão de uso emergencial em janeiro da Anvisa junto com a Coronavac, imunizante desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac.

O governo federal prevê entregar 77,7 milhões de vacinas entre março e abril, período que deve ser um dos mais turbulentos e críticos da pandemia. Veja a previsão completa.