Avião no céu.
Anvisa recomendou restringir voos do Sul da África.| Foto: Unsplash

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou nesta sexta-feira (26) que o governo federal restrinja voos para o Brasil de seis países da África Austral, região onde foi identificada uma nova variante do coronavírus com muitas mutações. Os países que constam da recomendação são: África do Sul, Botsuana, Eswatini (antiga Suazilândia), Lesoto, Namíbia e Zimbábue. Na recomendação, a Anvisa também sugere a adoção de quarentena a pessoas que estiveram nesses países nos últimos 14 dias – inclusive de brasileiros.

Ainda não se sabe se a nova variante é mais contagiosa ou se é resistente às vacinas. Mas cientistas estão preocupados porque a variante tem um alto número de mutações, muito mais do que as registradas nas cepas anteriores.

Reino Unido, Itália e Israel já estão proibindo voos do Sul da África para evitar a disseminação da nova variante. E a União Europeia recomendou que todos os países do bloco façam o mesmo.

No Brasil, a decisão de acatar ou não à recomendação da Anvisa cabe, conjuntamente, aos ministérios da Casa Civil, Justiça e Saúde. Ainda não houve uma manifestação oficial do governo sobre a recomendação da Anvisa.

Porém, nesta sexta-feira (26) pela manhã, em conversa com apoiadores, o presidente Jair Bolsonaro descartou a possibilidade de fechar aeroportos. Mas a declaração de Bolsonaro não foi feita em resposta a um questionamento específico sobre a nova variante, e sim diante de um apoiador que sugeriu barrar voos da Europa, que passa por uma nova onda de Covid-19.