O pedido da Pfizer para ampliação do uso de sua vacina Covid-19 para a faixa de 5 a 11 anos chegou a Anvisa no dia 12 de novembro.
O pedido da Pfizer para ampliação do uso de sua vacina Covid-19 para a faixa de 5 a 11 anos chegou a Anvisa no dia 12 de novembro.| Foto: EFE/EPA/ETIENNE LAURENT

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve anunciar amanhã a autorização para a aplicação da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. O relatório sobre o pedido da farmacêutica será apresentado pela área técnica da agência nesta quinta-feira (16), às 10h30. para valer, a decisão precisará ser publicada no Diário Oficial da União (DOU). A informação foi divulgada pelo Estadão.

"A finalização da análise ocorre após a submissão à Agência de dados complementares pela desenvolvedora. Além do corpo técnico da Anvisa, a avaliação contou com a participação de representantes de sociedades médicas brasileiras", diz nota do órgão. A Pfizer já possui o registro definitivo do imunizante no Brasil. Com a aprovação, a bula da vacina terá a inclusão da nova faixa etária.

A vacinação de crianças depende do cronograma do Ministério ou das secretarias de Saúde. No pedido, a Pfizer afirmou que a dosagem do imunizante aplicado em crianças de 5 a 11 anos deve ser menor do que aquela aplicada em maiores de 12 anos. Crianças de 5 a 11 anos devem receber duas doses de 10 mcg por unidade. A população acima de 12 anos recebe 30 mcg. Segundo a empresa, os frascos serão diferenciados também por cor. A vacina da Pfizer já foi liberada para crianças de 5 a 11 anos nos Estados Unidos desde o dia 2 de novembro.