O senador Fabiano Contarato (Rede-ES)
O senador Fabiano Contarato está trocando o Rede pelo PT.| Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

O senador Fabiano Contarato anunciou nesta segunda-feira (13) que está deixando o Rede Sustentabilidade para se filiar ao PT. A decisão, segundo o parlamentar, aconteceu após a análise de vários convites de outras legendas. "Como já havia anunciado, comunico em definitivo o meu pedido de desfiliação do partido Rede Sustentabilidade. Agradeço imensamente pelo companheirismo e respeito que tive durante o período no qual pude representar o partido no Senado Federal, numa jornada em defesa de um país mais justo e igualitário e que defenda seu povo e preserve seus recursos naturais”, escreveu o senador por meio de sua assessoria de imprensa.

O convite para a filiação ao Partido dos Trabalhadores partiu do próprio ex-presidente Lula, que pretende lançar o senador para disputar o governo do Espírito Santo nas eleições de 2022.

Contarato justificou a escolha e afirmou que durante o período em que governou o Brasil, o PT devolveu ao país a credibilidade internacional e gerou crescimento econômico. O parlamentar afirmou ainda que os erros do partido foram investigados e “devidamente punidos” pela Justiça. “Os governos liderados pelo PT devolveram ao país credibilidade internacional, permitiram aos pobres cursar universidade, expandiram a estrutura de ensino no país, abriram os porões da ditadura com a Comissão Nacional da Verdade, democratizaram a participação da sociedade nas decisões de governo, geraram crescimento econômico alinhado com políticas sociais exitosas, devolveram aos brasileiros o orgulho nacional. Seus erros foram investigados e devidamente punidos pela Justiça. Defendo que a lei vale para todos e tem de ser cumprida doa a quem doer. Seguimos junto aos brasileiros e brasileiras para, com esperança e força, vencer as trevas da ignorância que vitimam o Brasil. A Constituição Cidadã de 1988 é nossa bússola”, afirmou o parlamentar em nota.