O ex-ministro José Dirceu.
O ex-ministro José Dirceu.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

José Dirceu (PT) afirmou nesta segunda-feira (31) que não será ministro em um eventual novo governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Dirceu foi ministro-chefe da Casa Civil no governo Lula. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que tentará a reeleição neste ano, vem repetindo publicamente que em caso de vitória do petista, Dirceu voltará a ocupar um cargo no Planalto.

"Esse Bolsonaro não toma jeito. Ele não consegue nem nomear os seus e já quer dar pitaco num futuro governo. É muita arrogância", disse José Dirceu ao Painel, da Folha de S. Paulo. O ex-ministro negou a possibilidade de voltar ao governo.

"Alguém acha que se o cara [Lula] voltar Zé Dirceu não vai para a Casa Civil? Dilma no Ministério da Defesa? Defesa, já que ela é mandona e uma arma poderosa conhecida", disse Bolsonaro em Itaboraí, norte do Rio de Janeiro, nesta segunda. Na semana passada, Lula descartou a possibilidade de Dilma participar do governo.

"O tempo passou, tem muita gente nova no pedaço e eu pretendo montar o governo com muita gente nova, muita gente importante e com muita experiência também", disse o ex-presidente à rádio CBN Vale do Paraíba. Guido Mantega também afirmou que não será ministro em um eventual novo governo petista. Ele foi ministro do Planejamento no primeiro governo Lula e assumiu o Ministério da Fazenda em 2006.

Mantega ocupou o cargo até janeiro de 2015, e saiu poucos meses antes do impeachment da ex-presidente Dilma. "Não pretendo voltar. A economia tem ciclos; você fica com a parte boa, mas se a economia não funciona, a culpa é do ministro. Fiquei no governo por 12 anos seguidos. Já dei a minha parte", disse Mantega em entrevista à Bloomberg.