CURITIBA – 11-05-09 – MATERIA SOBRE GRIPE SUINA – VENDA DE MASCARA CIRUGICA – MASCARA PARA PROTECAO – FOTO: HEDESON ALVES – GAZETA DO POVO
ANPR defendeu o uso de máscara para conter a Covid-19 em publicação nas redes sociais.| Foto: Hedeson Alves/Arquivo/Gazeta do Povo

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) defendeu nesta quarta-feira (18) o uso de máscaras como forma de conter a disseminação da Covid-19. Ontem, a subprocuradora Lindôra Araújo afirmou, em manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF), que o presidente Jair Bolsonaro não cometeu crime ao não usar máscara e gerar aglomeração em eventos públicos. No parecer, Lindôra disse que há incerteza sobre o grau de eficiência das máscaras de proteção. A informação foi divulgada pelo Estadão.

Apesar de não citar a subprocuradora, a associação rebate um dos argumentos usados por ela para questionar a eficácia das máscaras. Segundo Lindôra, Bolsonaro não pode responder criminalmente por não usar máscara, pois não é possível atestar a "exata eficácia da máscara de proteção" para conter a Covid-19.

"Estudos de todo o mundo já concluíram que, se usada corretamente, o índice de proteção chega a 90%", disse a associação nas redes sociais. O vice-presidente da CPI da Covid, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou nesta quarta-feira que a comissão deve protocolar uma representação contra a subprocuradora pelas declarações feitas no parecer enviado ao STF.