Idade de aposentadoria para professores na Previdência: Plenário
Regra mais branda para Idade de aposentadoria para professores na Previdência vale apenas para quem já está na ativa| Foto:

Os deputados federais aprovaram há pouco, por 465 a 25 votos, um destaque que garante regras mais brandas para professores na reforma da previdência, após a aprovação do texto-base. Pela proposta, de autoria do PDT, a idade mínima para que os professores para entrassem no regime de transição de aposentadoria passa de 57 para 52 anos, no caso das mulheres, e de 60 para 55, no caso dos homens. Para professores que ingressarem na carreira após a aprovação da Reforma, a idade será de 57 e 60 para mulheres e homens.

A mobilização para aprovação da proposta contou com parlamentares de diferentes partidos. Membros de legendas de centro, como PRB e PL, discursaram a favor do destaque. A deputada Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) também falou em defesa do projeto - e esteve ladeada de integrantes da esquerda, como PDT, PT e PCdoB.

Tiago Mitraud (Novo-MG) foi um dos únicos parlamentares que se manifestou contrário ao projeto. Segundo ele, a valorização de professores não se faz com o reforço nas aposentadorias. A modificação tira R$ 15 bilhões do impacto da reforma da previdência no período de 10 anos, segundo cálculos da equipe econômica do governo.