Nova CPMF de Cintra
Responsável plea apresentação da Nova CPMF de Cintra (foto), secretário adjunto da Receita, Marcelo Silva, segue no cargo e despacha normalmente.| Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Após o secretário adjunto da Receita Federal, Marcelo de Sousa Silva, divulgar em uma apresentação a proposta do governo de contribuição sobre pagamentos nos moldes da antiga CPMF, o “chefe imediato” e secretário da Receita Federal Marcos Cintra foi demitido. Sousa Silva, contudo, segue no cargo, apesar da apresentação da Nova CPMF de Cintra. “Não foi o presidente que pediu a cabeça (de Cintra). Eu mesmo me antecipei e falei com o Cintra que nós combinamos que não era para falar nisso (novo imposto). E ele respondeu que o secretário é que detalhou o estudo", justificou Guedes ainda na sexta-feira (13).

A exoneração de Marcos Cintra foi publicada no Diário Oficial da União dia 12 de setembro, assinada pelo presidente em exercício na data, Hamilton Mourão, e pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes. Secretário adjunto da Receita e auditor concursado, Marcelo Sousa Silva parece ter escapado: continuou despachando ordens normalmente. O último despacho, uma portaria, foi publicada dia 16 de setembro no DOU. Nesta terça-feira (17), o ministro voltou a citar a ideia de imposto sobre transações.