O deputado Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados.
O deputado Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados.| Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que a aprovação da autonomia do Banco Central (BC) representa "justamente a blindagem da instituição de quaisquer ingerências políticas", afastando a especulação de que a sua eleição e de Rodrigo Pacheco para o comando do Senado representaria o triunfo da “politicagem, em sua pior acepção". A Casa aprovou na tarde desta quarta-feira (10) o projeto por 339 votos a favor, 114 votos contrários e uma abstenção. O texto era uma prioridade do governo.

"Muito se especulou que a eleição das novas mesas do Congresso significariam o triunfo da “politicagem”, em sua pior acepção. A realidade está mostrando o contrário", escreveu Lira em suas redes sociais após a votação do texto-base. "A aprovação da independência do Banco Central representa justamente a blindagem da instituição de quaisquer ingerências políticas, uma conquista histórica do país, longamente acalentada e finalmente alcançada agora", completou.

Ele ainda escreveu que a aprovação é fruto de entendimento entre o Legislativo e o Executivo, emitindo um sinal claro para o mundo de que o Brasil está avançando em sua governança e previsibilidade. "O trabalho conjunto em torno de pautas centradas nos mais elevados interesses nacionais é a melhor resposta que as instituições podem dar para que o país supere suas dificuldades e recupere sua prosperidade para o nosso povo", concluiu.