Prefeitura de Araraquara chegou a organizar blitze para fiscalizar e punir saídas injustificadas durante o lockdown.
Prefeitura de Araraquara chegou a organizar blitze para fiscalizar e punir saídas injustificadas durante o lockdown.| Foto: Prefeitura de Araraquara/Divulgação

A prefeitura de Araraquara, no interior de São Paulo, decidiu na tarde desta terça-feira (23) prorrogar o lockdown contra a Covid-19, que começou no domingo e terminaria hoje, até as 6 horas do próximo sábado (27). A prefeitura informou que o índice de isolamento social registrado no período pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE) foi de apenas 49%, abaixo do considerado ideal, acima de 60%. O município chegou a organizar blitze para fiscalizar e punir saídas injustificadas.

No decreto de prorrogação do lockdown, o poder executivo afirma que a decisão foi tomada em razão de a rede pública e privada de saúde no município ter entrado em colapso devido ao aumento do número de casos da Covid-19. Segundo balanço da administração municipal, todos os leitos de enfermaria e UTI destinados ao atendimento de pacientes com Covid-19 estão 100% ocupados.