Procurador-geral da República, Augusto Aras.
O procurador-geral da República, Augusto Aras.| Foto: Evaristo Sá/AFP

O procurador-geral da República, Augusto Aras, classificou como "extremamente grave" o inquérito aberto pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) para investigar procuradores da Lava Jato. A declaração de Aras nesta sexta-feira (26) ocorreu durante sessão do Conselho Superior do Ministério Público Federal.

"Este é um assunto extremamente grave, preocupante. Não se trata somente de investigar membros do MPF no que toca à chamada força-tarefa da Lava-Jato. Se trata de um expediente que pode atingir todos os tribunais brasileiros no que toca a todos os membros do Ministério Público brasileiro", afirmou o procurador, que prometeu ir à Justiça ou acionar a Corte Interamericana de Direitos Humanos contra a investigação.

A investigação foi aberta de ofício pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, nos moldes do inquérito das fake news que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF). O subprocurador-geral da República José Adônis Callou de Araújo Sá foi designado por Aras para atuar no caso.