Subprocuradora Lindôra Araújo foi promovida por Aras ao cargo de vice-procuradora-geral da República.
Subprocuradora Lindôra Araújo foi promovida por Aras ao cargo de vice-procuradora-geral da República.| Foto: Gil Ferreira/ Agência CNJ

O procurador-geral da República Augusto Aras nomeou a subprocuradora geral da República Lindôra Araújo ao cargo de vice-procuradora-geral. Ela irá substituir Humberto Jacques de Medeiros, que deixou o posto, a pedido, após dois anos de trabalho no órgão. A portaria com mudança foi assinada nesta segunda-feira (4) e será publicada no Diário Oficial da União (DOU). Embora a medida tenha efeito imediato, Jacques de Medeiros seguirá contribuindo com a gestão efetivando a transição do trabalho.

Ao anunciar a mudança, Aras agradeceu a dedicação e a qualidade do trabalho desenvolvido por Jacques de Medeiros, que, conforme pontuou, foi decisivo para "o sucesso da gestão, não apenas na frente finalística como também na esfera administrativa". Humberto Jacques esteve à frente de parte dos casos criminais em andamento na Procuradoria-Geral da República, bem como atuou junto ao Conselho Superior do MPF e substituiu o PGR em várias frentes das múltiplas atribuições reservadas por lei ao chefe do Ministério Público da União (MPU). “Esperamos que, tão logo seja possível, ele possa retornar à gestão de forma mais próxima”, concluiu o PGR.

A nova titular da função, Lindôra Araújo, também está na gestão desde o início. Ela é coordenadora da Assessoria Jurídica Criminal, com atuação tanto no Superior Tribunal de Justiça (STJ) quanto no Supremo Tribunal Federal (STF). Araújo já foi coordenadora da Lava Jato na Procuradoria-Geral da República (PGR).